Quinta, 20 de Fevereiro de 2025
30°

Tempo limpo

Salvador, BA

Tecnologia Pacto

Novo Portal Federativo fortalece o pacto entre União, estados e munícipios com tecnologia e inovação.

Plataforma digital do Governo Federal, desenvolvida pelo Serpro, facilita acesso a informações e aprimora a cooperação na administração pública.

13/02/2025 às 23h39
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Assessoria de Imprensa Serpro
Compartilhe:
Imagem Ilustrativa / Serpro
Imagem Ilustrativa / Serpro

O Serpro e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI) lançaram, nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, o Portal Federativo, uma plataforma digital inovadora criada para fortalecer a gestão pública e aprimorar a cooperação entre União, estados e municípios. O lançamento do portal aconteceu no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), que está sendo realizado até o dia 13 de fevereiro, em Brasília.

"O Serpro é o parceiro dessa iniciativa, que está alinhada à estratégia do presidente Lula de fortalecer o pacto federativo, promovendo mais eficiência e transparência na administração pública", destacou Alexandre Amorim, presidente da estatal federal de inteligência em governo digital.

Segundo ele, o portal facilita o diálogo entre União, estados e municípios, oferecendo acesso direto a informações sobre programas federais, além de diretrizes para convênios e parcerias. "O portal centraliza informações essenciais para prefeitos(as), governadores(as), secretários(as) e gestores(as) estaduais e municipais. Em um único ambiente, oferece acesso a dados sobre programas federais, capacitações, sistemas informatizados, guias práticos e boas práticas em gestão pública", detalhou Amorim.

André Ceciliano, secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, reforça a importância dessa entrega. "Quando o governo federal, os estados e os municípios trabalham juntos, as chances de resolver os problemas da população aumentam significativamente. O portal não é apenas um espaço para acesso à informação, mas também uma ferramenta para promover parcerias, treinamentos, capacitações e uma comunicação mais eficiente", defende.

Continua após a publicidade

"O Portal Federativo representa o verdadeiro espírito do Pacto Federativo. É a materialização do que o presidente Lula e o ministro Padilha determinaram: a retomada do diálogo e a aproximação entre os diferentes níveis de governo", revela Ceciliano.

Tecnologia e inovação a serviço da administração pública

Continua após a publicidade

A plataforma simplifica a comunicação entre os entes federativos, permitindo um acesso rápido e organizado às informações sobre programas e políticas públicas. Com funcionalidades de monitoramento, os gestores podem acompanhar indicadores e tomar decisões embasadas em dados reais. É mais uma solução moderna, segura e intuitiva desenvolvida pelo Serpro para o governo federal.

Gestores públicos já podem explorar as funcionalidades do novo Portal Federativo no endereço www.portalfederativo.gov.br. A plataforma oferece:

Continua após a publicidade
  • Informações sobre programas federais;
  • Cursos, capacitações e webinários;
  • Acesso a sistemas informatizados;
  • Guias práticos de gestão;
  • Ferramentas de monitoramento e avaliação;
  • Galeria de boas práticas em administração pública.

Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas

Realizado entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em Brasília–DF, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas tem como principal objetivo fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal. O encontro é uma iniciativa da Presidência da República.

Até o dia 13, serão realizadas mais de 170 atividades simultâneas, como espaços imersivos, suporte Técnico, estandes para atendimento, além de explicações sobre manuais e Ferramentas para Gestão Municipal. A programação pode ser consultada aqui.

Serpro / Superintendência de Comunicação e Marketing - Supem

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários