Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Especiais Bahia, eleições 2022

Kléber Rosa defende reforma tributária e políticas sociais de emprego, saúde, moradia e lazer.

O cientista social, professor e investigador policial Kleber Rosa (PSOL), 47 anos, é o candidato do partido ao governo do Estado.

15/09/2022 às 23h22
Por: Paulo Amâncio Fonte: Da Redação IBI
Compartilhe:
Kleber Rosa defende a candidatura do ex-presidente Lula para a presidência da República. Foto: Divulgação ascom Psol
Kleber Rosa defende a candidatura do ex-presidente Lula para a presidência da República. Foto: Divulgação ascom Psol

É a primeira vez que ele se candidata ao cargo. O técnico em Meio Ambiente e Assistente Administrativo Ronaldo Mansur, também do PSOL, é candidato a vice. A chapa tem a Rede como partido coligado em federação. A coligação vai se chamar “Juntos Vamos Governar”.

“Enquanto os outros candidatos disputam quem fez as melhores obras, nosso povo mora debaixo do viaduto. Nosso foco é a inclusão social”, disse o candidato. “Sou o candidato mais desconhecido e mesmo assim pontuando. Acho que à medida que formos nos tornando mais conhecidos, vamos crescer”, completou.

Candidato da Federação Rede-PSOL na Bahia, Kleber Rosa defende a candidatura do ex-presidente Lula para a presidência da República. Essa é a primeira vez desde sua fundação, em 2004, que o PSOL não terá candidato próprio à presidência da República.

Ao todo, o plano de governo do candidato é organizado em 29 pontos estratégicos. Alguns com mais detalhes, outros de forma superficial. Há ainda questões como o direito ao aborto.

Continua após a publicidade

Entre as promessas de Kleber Rosa estão reforma tributária, investimento em políticas sociais de prevenção do delito com políticas de educação, saúde, trabalho e renda, moradia e lazer. Além de ampliar as vagas em creches e criar programas de creches noturnas, além de matricular as pessoas com necessidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Kleber Rosa ainda prevê efetivar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com a gestão plena e direta, portanto, com a estatização da política de assistência social, além de realizar concursos públicos e investimentos na estruturação dos serviços socioassistenciais”.

Continua após a publicidade

“Defendemos programas de fomento para a capacitação e formalização de organizações de assistência social e alimentar e de agricultura urbana para que possam participar de editais”, diz o plano. O plano apresenta ações como “um programa massivo de acesso à moradia, com mecanismos de financiamento acessível”.

Rosa afirmou que sua campanha terá entre as prioridades o combate à fome e à exclusão social. “Vamos pautar, prioritariamente, as demandas populares, as necessidades das famílias, mas pobres e mais humildes. Nosso foco não serão as grandes obras, nossa prioridade é o combate à desigualdade social e à pobreza que, infelizmente, atingem atualmente milhares de famílias do nosso Estado. Vamos fazer na Bahia a abolição que o Brasil ainda não fez”.

Continua após a publicidade

O candidato também defende a implantação de programas destinados à moradia popular. “A parceria com o governo federal é extremamente importante. Mas, diante da situação em que estamos vivendo atualmente, em que o governo de Bolsonaro não possui nenhum compromisso com as famílias mais pobres do país, e não está investindo na habitação popular, mesmo assim, o Governo da Bahia tem a obrigação de implementar programas que possibilitem acesso das famílias à moradia digna”, disse Kleber Rosa.

Para a segurança pública, o candidato propõe investimento em políticas sociais de prevenção do delito com políticas de educação, saúde, trabalho e renda, moradia e lazer. “Tendo como público-alvo jovens das periferias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, com o devido recorte de gênero, raça e etnia”, diz o documento.

Trajetória política

Kléber Rosa é Cientista Social graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em “Educação Inclusiva e Diversidade”, mestre em “Educação de Jovens e Adultos” (EJA) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), professor de Sociologia da Rede Estadual de Ensino, investigador da Polícia Civil e fundador do Movimento dos Policiais Antifascismo.

Ele é ativista do movimento negro, e participou das manifestações que lutaram pela implementação das cotas raciais na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Atualmente é diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB), Secretário de Comunicação do PSOL e dirigente nacional também do Partido Socialismo e Liberdade.

 

Ficha do Candidato

Nome — Kléber Rosa.

Vice — Ronaldo Mansur (PSOL).

Partido — PSOL.

Idade — 47 anos.

Profissão — professor, cientista social e policial civil.

Formação — Superior completo.

Estado Civil  — Casado.

Local de nascimento — Salvador (BA).

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários