A Padroeira Única e Excelsa do Estado da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, recebe homenagens de devotos, que este ano têm um motivo a mais para celebrar: os 170 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, além da Basílica Santuário, localizada no bairro Comércio, na capital baiana, outras paróquias que também são dedicadas à Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Conceição contam com programações especiais que vão de 29 de novembro a 8 de dezembro. Confira:
Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio, Salvador)
Com o tema “Festejando a Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebramos 170 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição rumo ao Jubileu de Esperança”, a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia acolherá inúmeros fiéis que desejam louvar e agradecer a Deus pela intercessão da Mãe de Jesus.
A Solene Novena acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 19h. Diariamente, neste período, são celebradas Missas às 16h30, com exceção do dia 5, quando ocorrerá a Vigília do Apostolado da Oração às 14h, e Celebrações Eucarísticas às 15h30 e 17h. Já no último dia do novenário, 7 de dezembro, também haverá Missas às 12h, às 14h e às 15h.
O dia dedicado à Imaculada Conceição da Mãe de Deus (8 de dezembro) terá início com a alvorada e Missas às 5h, às 6h, às 13h, às 14h e às 15h30, sendo esta última conhecida como Missa da Amizade. O ponto alto dos festejos será a Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 8h. Em seguida, ocorrerá a tradicional procissão com as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José pelas principais ruas do bairro Comércio, retornando para a Basílica, onde acontecerá a bênção do Santíssimo Sacramento.
Feira Social da Conceição da Praia
Pela primeira vez, a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia realizará uma Feira Social, como parte da programação festiva em honra à Padroeira da Bahia. A atividade acontecerá neste sábado, 30 de novembro, das 8h às 17h, em frente ao templo (Rua da Conceição da Praia, s/n, Comércio, Salvador).
Serão oferecidos serviços na área da saúde: aferição de pressão e glicemia; atendimento com clínico geral, psiquiatra, ginecologista, oftalmologista, psicanalista, psicólogo, fisioterapeuta, além de outras especialidades. Além disso, também haverá orientação e assessoria jurídica; e quem desejar poderá realizar a doação de alimentos não perecíveis, roupas e fraldas geriátricas.
Para quem convive, mas que ainda não possui o Sacramento do Matrimônio, será possível realizar a inscrição para o casamento comunitário; e as jovens que sonham em celebrar os 15 anos de vida também terão a oportunidade de solicitar a inscrição para uma festa comunitária.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria/Palestina)
Localizada no bairro Valéria, com comunidades na Palestina, em Salvador, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição também realizará o novenário de 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 19h, no Centro de Evangelização Sagrada Família (CESF). O tema dos festejos deste ano é “Jesus, porta de esperança”, e o lema “Maria, és a porta que estás para o céu aberta”.
Como parte da programação, além da novena, no dia 1º de dezembro, às 8h, acontecerá uma carreata, saindo do CESF e percorrendo todas as comunidades. Já no dia festivo, 8 de dezembro, os devotos participarão da procissão, que terá início às 17h, saindo do Colégio Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Nova Brasília de Valéria, e seguindo até o CESF, onde será celebrada a Missa, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Periperi, Salvador)
“Ó Maria, pela oração ativa, dai-nos o Cristo Esperança do mundo!”. Este é o tema dos festejos em honra à Virgem Maria na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Periperi. O novenário acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 19h, na Matriz. Neste período, os devotos são conclamados a realizarem gestos concretos por meio da doação de arroz e produto multiuso; macarrão e papel toalha; feijão e papel higiênico; farinha e desinfetante; flocão e sabão em pó; óleo e água sanitária; leite e sacos de lixo; pó de café e copo descartável; e açúcar e álcool 70%.
No Dia Solene (8 de dezembro) serão celebradas Missas às 7h (presidida pelo bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão) e às 10h (sob a presidência do padre Jorge Brito). Já às 16h os fiéis se concentrarão na Comunidade São Francisco de Assis, em Praia Grande, de onde sairão em procissão até a Matriz para participar da última Celebração Eucarística deste dia, presidida pelo neossacerdote, padre Luís Otávio Silva dos Santos.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha, Salvador)
No Largo da Lapinha, em Salvador, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizará um tríduo nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, às 19h, com o tema “Unidos ao Senhor do Bonfim, sob o olhar da Virgem Mãe da Conceição, celebramos o Ano da Oração!”. Neste período festivo, todas as noites os devotos poderão realizar gestos concretos, por meio da doação de alimentos não perecíveis.
Como parte da programação, a paróquia acolherá a visita da imagem peregrina do Senhor Bom Jesus do Bonfim, que chegará no dia 6 e permanecerá até 8 de dezembro. Nesta data – Solenidade da Imaculada Conceição da Mãe de Deus – os fiéis participarão da alvorada às 6h; do Ofício da Imaculada Conceição às 7h30; e de uma procissão às 8h, com a imagem do Senhor do Bonfim, saindo do Largo da Soledade, passando pelo Largo do Queimado, Rua do Queimado, Vila Vicentina, Rua Francisco Blanco, Estrada da Liberdade e Estrada da Lapinha até a Matriz, onde será celebrada a Missa Festiva às 9h, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Dorival Barreto.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itapuã, Salvador)
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro Itapuã, o novenário também acontece de 29 de novembro a 7 de dezembro, sempre às 19h, na Matriz. O tema central deste ano é “Com Nossa Senhora da Conceição queremos abraçar a nossa fé”, e durante os festejos, os devotos podem realizar a doação de feijão, arroz, farinha, açúcar, leite, macarrão, óleo e café.
No dia festivo, 8 de dezembro, as homenagens à Mãe de Jesus terão início às 6h com o “anúncio da alegria”, como é chamada pela comunidade a alvorada festiva. Neste dia haverá Missas às 7h e às 10h. Já às 16h30 acontecerá a procissão, saindo da Matriz e percorrendo as ruas Cacimba, Alto da Cacimba, Praça do Coreto, Ladeira do Abaeté, Rua do Dominó Clube, Praça da Coelba e retornando à Matriz. Às 18h o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho, presidirá a Missa Solene, que será campal.
SERVIÇO:
QUEM: Arquidiocese de São Salvador da Bahia
O QUÊ: Festa da Padroeira do Estado da Bahia
QUANDO: Novenário: de 29 de novembro a 7 de dezembro / Festa: 8 de dezembro
ONDE: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e paróquias dedicadas à Nossa Senhora da Conceição
ARQUIDIOCESE DE SALVADOR / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO.
Mín. 24° Máx. 27°