A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) participou da 15ª Reunião Anual da Força-tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF) "Construindo a Nova Economia Florestal: Conectando Governos, Povos e Oportunidades", realizada em Rio Branco, no Acre. O evento, que encerrou nesta sexta-feira (23) contou com a presença do secretário da Sema, Pedro Chagas, e da secretária adjunta de Recursos Ambientais, Oquerlina Costa.
Pedro Chagas falou da importância de estar no centro de um dos debates mais atuais que é buscar financiamento verde e economia florestal. “Estamos levando programas e ações que o estado do Maranhão tem adotado como estratégia para incentivar a bioeconomia conciliando conservação ambiental e desenvolvimento econômico, e buscando soluções conjuntas para os desafios da preservação das florestas”, ressaltou.
Representantes de 43 estados e províncias de 11 países estão reunidos na capital acreana. Durante os cinco dias de programação, estão previstos painéis temáticos, reuniões técnicas, visitas de campo e lançamentos de iniciativas voltadas à bioeconomia, financiamento climático, justiça ambiental e transição para uma economia de baixo carbono.
Durante o evento, foi realizada visita técnica ao Viveiro da Floresta, referência nacional na produção de mudas e no fortalecimento da bioeconomia local. "Estamos buscando experiências que possam contribuir para fortalecer ainda mais o nosso programa Floresta Viva Maranhão", divulgou pelas redes sociais Pedro Chagas.
Dentro da temática o Maranhão tem projetos como o Floresta Viva Maranhão, projeto de Recuperação de Áreas Degradadas, Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ).
A reunião oferece intercâmbios de conhecimento e sessões de trabalho de co-construção para ampliar as melhores práticas de commodities sustentáveis.
GCF Task Force
A Força-tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) é uma colaboração subnacional de 43 estados e províncias que trabalham para ampliar ações de proteção a florestas tropicais, reduzir as emissões de carbono e promover caminhos para o desenvolvimento sustentável. É considerada a maior plataforma mundial para estados e províncias com esta iniciativa.
Mín. 25° Máx. 26°