O Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira mantido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), recebeu neste sábado, 24, uma palestra sobre os direitos da pessoa idosa. A palestra foi realizada pelos alunos do curso de direito do Centro Universitário Unitop/Cesup sob a orientação da professora, Thais Almeida.
A primeira-dama e secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, acompanhou o evento e falou da importância de ações que os estudantes e as universidades trazem para dentro dos equipamentos públicos municipais. “Elas beneficiam os cidadãos, trazem conhecimento e integração entre os estudantes e a comunidade. Somos gratos por ter nas universidades grandes parceiras da Gestão Municipal”.
Na palestra, foram apresentados alguns dos principais direitos presentes no Estatuto do Idoso, com foco principal no direito previdenciário e programas sociais que atendem a categoria +60. “Estamos preparando nossos alunos para atender a comunidade e esses encontros são uma forma de capacitá-los. Queremos que os idosos saibam que podem contar com o Núcleo de Práticas Jurídicas que oferece atendimento gratuito em nossa universidade” destacou a coordenadora do curso de direito da Unitop/Cesup, Cristiane Mezzaroba.
“Eu recebi informações valiosas aqui hoje, principalmente sobre as regras para Declaração do Imposto de Renda para pessoas aposentadas. Muito gratificante estar aqui com os estudantes de direito e os seus palestrantes convidados”, destacou a frequentadora do Parque, Danúzia Martins.
Saúde e Cuidados
Os alunos do curso de fisioterapia, da disciplina de saúde do idoso, também estavam presentes no Parque e, coordenados pela professora, Darcianne Andrade Cavalcante, realizaram um circuito de exercícios físicos com muito movimento e animação para os idosos presentes. Após as dinâmicas, o grupo também falou do atendimento gratuito oferecido por eles na unidade de ensino.
Já as alunas do curso de estética e cosmética trouxeram ações voltadas para a beleza, o cuidado e o bem-estar como o ‘escalda pés’ e a ‘revitalização da pele’ sob a orientação da coordenadora do curso, Mayra Tyciane Dias de Souza.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Denis Rocha
Mín. 26° Máx. 27°