Na manhã desta sexta-feira (16) o Centro de Petrolina foi tomado por vozes e cartazes durante a caminhada do Maio Laranja, este é o mês dedicado ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A mobilização, promovida pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, reuniu estudantes, famílias, profissionais da rede de proteção e representantes da sociedade civil em um ato de conscientização e compromisso coletivo. Participaram órgãos que integram a rede de proteção e garantia de direitos, como os serviços de assistência social, saúde e educação; Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vara da Infância e Promotoria de Justiça da Infância.
Mais do que uma caminhada, o ato representa o esforço contínuo para romper o silêncio e dar visibilidade a um tema tão sensível. Durante o ano inteiro, esse trabalho é reforçado por serviços como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que oferece apoio psicossocial a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência, e pelo trabalho incansável do Conselho Tutelar, que atua diretamente na garantia dos direitos de meninas e meninos em situação de vulnerabilidade.
A mobilização contou ainda com a parceria do SEST SENAT, que levou à Praça do Bambuzinho serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e teste de glicemia, ampliando o cuidado também à saúde da população que acompanhava o evento. A iniciativa contribuiu para aproximar a rede de proteção da comunidade, oferecendo um espaço de acolhimento e orientação. A caminhada também serviu como espaço de escuta e partilha. “Eu vim ver o movimento e me emocionei. Tenho netos pequenos e ver tanta gente preocupada com as crianças me dá esperança. A gente precisa mesmo proteger quem não pode se defender sozinho”, disse dona Maria de Lourdes, 67 anos, moradora do bairro José e Maria.
A Prefeitura de Petrolina reforça que proteger a infância é uma responsabilidade de todos. A gestão segue comprometida com a ampliação das ações de prevenção, acolhimento e responsabilização, promovendo formações com profissionais da rede, atividades educativas e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância e adolescência. A população também pode colaborar denunciando, de forma anônima e segura, situações de abuso e exploração sexual. As denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100 ou diretamente aos Conselhos Tutelares de Petrolina, pelos seguintes números:
• Conselho Tutelar Região 1: (87) 3983-6475
• Conselho Tutelar Região 2: (87) 3983-6476
• Plantão do Conselho Tutelar: (87) 98861-0421
Mín. 25° Máx. 27°