Sábado, 17 de Maio de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades BELÉM EM ORDEM

Belém reforça fiscalização no trânsito com novos PMs

A Prefeitura de Belém apresentou 165 policiais militaresque fiscalizarão o trânsito de Beléme que passam a integrar, a partir de hoje, as operações...

17/05/2025 às 09h57
Por: Redação Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Foto: Liliane Moreira
Foto: Liliane Moreira

A Prefeitura de Belém apresentou 165 policiais militaresque fiscalizarão o trânsito de Beléme que passam a integrar, a partir de hoje, as operações do programa "Belém em Ordem" nas ações de trânsito, realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) e a Guarda Municipal. A cerimônia marcou o início da nova etapa da operação e foi realizada na noite desta sexta-feira, 16, no Portal da Amazônia, bairro do Jurunas, em Belém (PA).

"Estamos transformando Belém em uma cidade que respeita a vida e prioriza uma mobilidade segura. A presença desses policiais, agora com poder de fiscalização de trânsito, vai fortalecer as ações contra abusos, como escapamentos adulterados, placas ilegíveis e direção perigosa. Nosso compromisso é com a vida e a ordem pública", afirmou o prefeito de Belém, Igor Normando.

A nomeação dos militares foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, com base no artigo 23, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB),que autoriza a atuação de policiais militares como agentes de trânsito, desde que devidamente capacitados.

Prefeito de Belém, Igor Normando, anunciou o novo efetivo de 165 policiais militares que passam a integrar, a partir de hoje, as operações do programa
Prefeito de Belém, Igor Normando, anunciou o novo efetivo de 165 policiais militares que passam a integrar, a partir de hoje, as operações do programa "Belém em Ordem" nas ações de trânsito. - Crédito: Liliane Moreira

Atuação imediata

Os policiais militares começam a atuar imediatamentepara intensificar a fiscalização e combater irregularidades como veículos com documentação vencida, placas adulteradas ou encobertas, condutores não habilitados, entre outros problemas que comprometem a segurança no trânsito.

Continua após a publicidade

"Essa é uma conquista importante para Belém. Com os policiais militares capacitados, podemos ampliar significativamente nossas ações educativas e repressivas. As operações do programa 'Belém em Ordem' ganham mais fôlego e presença nas ruas com esse reforço", afirma Luciano de Oliveira, titular da Segbel. "Com esse reforço, nossas ações serão mais abrangentes e trarão benefícios diretos para a mobilidade urbana, mas é importante destacar queas operações atingem apenas quem está em desacordo com as leis", assegura.

Efetivo da polícia militar integrado à Prefeitura de Belém vai reforçar a fiscalização, promover o ordenamento do trânsito e coibir irregularidades. - Crédito: Bruno Nobre
Efetivo da polícia militar integrado à Prefeitura de Belém vai reforçar a fiscalização, promover o ordenamento do trânsito e coibir irregularidades. - Crédito: Bruno Nobre

Os agentes passaram por curso específico com foco em legislação de trânsito, técnicas de abordagem, ética no serviço público e uso de tecnologias. Com isso,estão aptos a lavrar autos de infração, orientar condutores e realizar operações de fiscalização de forma autônomaem toda a cidade, incluindo os distritos e ilhas.

Continua após a publicidade

"Já tivemos um batalhão de trânsito na PM, e desde sua extinção houve um aumento na desordem viária. Com esse convênio, reforçamos nossa integração com a Segbel para, juntos, promovermos mais segurança, ordem e bem-estar à população", destacou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, enfatizando a relevância da parceria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários