A praça Valdir Fortes se apresenta como um grande centro de atendimento à população de Campo Maior. É o cenário da Feira de Serviços do Diálogos pelo Piauí, que segue neste sábado (17), onde o cidadão encontra soluções para demandas em várias áreas de atuação do serviço público estadual. Mais de 35 serviços são oferecidos.
Renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e regularização de veículos; atendimentos de saúde com testagem rápida e imunização; orientação para agricultoras e agricultores familiares para acessarem políticas públicas; expedição da nova identidade digital são alguns dos atendimentos mais procurados.
“A estratégia do governador Rafael Fonteles é integrar conhecimento, tecnologia e cidadania. Entendendo as necessidades reais da população, agimos levando soluções e cidadania às pessoas”, pontuou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.
Luzia Félix é aposentada e foi em busca da Nova Carteira de Identidade para o pai, idoso. “A identidade e o CPF dele são antigos. Vou atualizar aqui. Ficou muito melhor de trazer ele pra cá do que ir a outro espaço”, disse.
“Basta trazer certidão de nascimento ou casamento atualizada, comprovante de residência e CPF. Pode também acrescentar documentos opcionais, como Carteira de Trabalho, tipagem sanguínea, certificado de reservista, laudo de pessoa com deficiência. Com 24 horas, a carteira vai estar disponível no gov.br”, garantiu Dejane Santos, coordenadora de ação social do Instituto de Identificação Félix Pacheco.
No local também está presente a Carretinha da Leitura, com oficinas de arte e pintura para crianças, ações voltadas à cidadania ativa, orientação para pessoas com deficiência, atividades como busca ativa para o programa Alfabetiza Piauí e oficinas interativas sobre inteligência artificial.
A feira é uma vitrine para divulgação de produtos de artesãos locais, através do Made In Piauí, programa executado pela Investe Piauí, que busca ampliar a visibilidade da produção. “O intuito é fazer com que artesãos, empreendedores, possam colocar seus produtos para vender em todo o Brasil e em outros países, ampliando a competitividade da cadeia produtiva”, ponderou Gustavo Dias, gerente de Comércio Exterior da Investe Piauí.
O projeto Diálogos pelo Piauí é coordenado pelas Secretarias do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov), buscando promover a integração e o desenvolvimento sustentável dos territórios. Durante a tarde, haverá uma plenária com o governador Rafael Fonteles.
Mín. 25° Máx. 27°