O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), participa do 2° Fórum Brasil das Águas, promovido pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (Rebob). O evento, um dos mais relevantes do país em gestão hídrica e sustentabilidade, é realizado no Centro de Convenções de João Pessoa (PB) desde a última segunda-feira, 5, e segue até esta sexta-feira, 9.
Com o intuito de promover o diálogo sobre a água no Brasil, o Fórum reúne representantes do poder público, da sociedade civil, do setor privado e da academia para debater temas como políticas públicas vigentes, mudanças climáticas, reúso, inovação, regulação e financiamento de obras e serviços voltados à preservação e ao uso racional dos recursos hídricos.
Apoiadora do evento, a Semac participa da programação com um stand personalizado, destacando as riquezas naturais do estado através das bacias hidrográficas locais, e expõe diversas iniciativas da pasta, como os programas Praia Viva e Dialogar, o Portal SerHidro, as realizações da Conferência Estadual do Meio Ambiente e do Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (Enrehse). Também é a oportunidade de convidar o público para a 1ª Conferência e Feira de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (NorVerde), captado pela Semac para acontecer em Aracaju de 26 a 28 de agosto deste ano.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, Deborah Dias, reforça que a Semac marca presença ativa em um evento que reúne todos os estados do Brasil. “É uma oportunidade muito importante de estarmos juntos com representantes de todo o país, alinhados em um mesmo tema, trocando experiências e debatendo questões hídricas fundamentais para encontrarmos soluções. Também estamos divulgando as ações desenvolvidas na área de gestão hídrica e educação ambiental em Sergipe”, afirma a secretária.
O secretário executivo da Semac, Samir Felipe, destaca os temas em foco ao longo da programação do evento. “O evento contempla mais uma reunião do Consórcio Nordeste e diversos seminários, discute as perspectivas e desafios do saneamento no Brasil, as mudanças climáticas e a gestão de recursos hídricos frente a isso, o fortalecimento das representações na gestão das águas, os desafios da degradação do solo e da escassez hídrica, além de informes para a participação brasileira na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas [COP30]”, detalha Samir.
A participação de representantes dos comitês de bacias hidrográficas de Sergipe no evento, viabilizada pela Semac, é uma das ações elogiadas pelo organizador Lupércio Zaroldo. “Destaco a relevância da participação de diversos comitês de bacias no evento, como os de Sergipe, representando esses colegiados que são extremamente importantes nas decisões tomadas para as bacias hidrográficas. É um espaço para troca de experiências e compartilhamento de informações”, ressalta Zaroldo.
“Sergipe participa dessa semana tão importante e de todas as discussões. É muito bom ver os estados e os comitês de bacias engajados, todos juntos procurando soluções. Quero parabenizar o Estado por estar presente e colocar a Agência Nacional das Águas à disposição para aprimorar os recursos hídricos, de saneamento e gestão de segurança de barragens, cumprindo o nosso objetivo institucional, que é ter um país com segurança hídrica e saneamento para todos”, ressalta a diretora da Agência Nacional das Águas (ANA), Ana Carolina Argolo.
Programação
A programação geral conta com reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), 2º Encontro Equidade de Gênero, celebração pelos 10 anos do ProfÁgua, Encontro Estadual de Comitês de Bacias da Paraíba, os workshops ‘A Agenda Nacional de Recursos Hídricos e ”Agenda Sistema Nacional de Recursos Hídricos’ e o encontro ‘Educação pelas Águas - Crianças e Jovens’.
Mín. 24° Máx. 27°