O entardecer de domingo (4) foi marcado pela fé, tradição e cultura popular com a realização da 11ª Caminhada de Abertura das Festividades do Divino Espírito Santo em Marabá. O cortejo religioso, que já faz parte do calendário cultural do município, reuniu cerca de mil pessoas, entre devotos, grupos organizados e famílias inteiras, que seguiram em caminhada da Praça São Félix de Valois até à Capela do Divino Espírito Santo, no bairro Santa Rosa, na Marabá Pioneira.
Vestidos de vermelho, cor símbolo do Divino Espírito Santo, os participantes levaram as bandeiras e entoaram cânticos religiosos em um gesto de devoção, que se repete há décadas na cidade. Este ano, além dos 20 grupos ativos em Marabá, a caminhada contou com a presença de três grupos vindos de Itupiranga, município vizinho, fortalecendo ainda mais a manifestação cultural.
Segundo Genival Crescêncio, secretário municipal de Cultura, a prefeitura apoia a realização das festividades por meio de repasse de recursos para a Liga Cultural de Marabá. “Essa é uma das manifestações mais antigas de Marabá e foi reconhecida em 2016 como patrimônio cultural de natureza imaterial do município. Algumas famílias mantêm essa tradição há mais de 150 anos, passando de geração em geração”, destacou.
A presidente da Associação dos Grupos do Divino Espírito Santo, Maria Luiza Dias Kluck, explicou que após a caminhada de abertura, cada grupo segue o próprio calendário de festejos, que acontecem em bairros urbanos e comunidades da zona rural, geralmente com duração de três a cinco dias. “Todos os grupos se organizam para que os festejos não coincidam. A partir de agora, até o mês de agosto, teremos celebrações todos os finais de semana. É uma tradição muito forte que envolve muitas famílias e comunidades inteiras”, afirmou.
Entre os participantes estava Eliane Dias Neves, devota desde a infância. “Eu participo desde a barriga da minha mãe. Meus pais eram imperadores do festejo da Cachoeira Grande e, depois que eles faleceram, eu e minhas irmãs continuamos a tradição. A gente faz a chegada do Divino na sexta, no sábado tem a elevação do mastro, e no domingo a missa do imperador. Isso é a nossa vida, significa muito para a gente”, contou emocionada.
Para Maria Luiza, a caminhada representa mais do que o início do ciclo de festejos: “É fé, amor e emoção caminhando juntos. Esse momento é de grande importância para todos nós, é quando reafirmamos nossa devoção ao Divino Espírito Santo e fortalecemos nossos laços com a comunidade”, declarou.
O ciclo de celebrações do Divino Espírito Santo em Marabá segue até agosto, encerrando com a tradicional Barqueata, outro símbolo da religiosidade popular local. A cada ano, a festa e reafirma o papel como uma expressão cultural significativa da região.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Carlos Rapharazzo e Paulo Sérgio Santos
Confira a galeria de fotos:
The post Cultura: 11ª Caminhada do Divino Espírito Santo marca abertura das festividades em Marabá appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 26° Máx. 27°