Segunda, 05 de Maio de 2025
26°

Chuvas esparsas

Salvador, BA

Geral Gurupi - TO

Prefeitura de Gurupi inicia campanha de resgate da vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos

Por Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus) inicia, nesta segunda-feira (5), a campanha de res...

05/05/2025 às 19h12
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

Por Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (Semus) inicia, nesta segunda-feira (5), a campanha de resgate vacinal contra o HPV voltada para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados. A mobilização segue até o dia 30 de junho e a vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da cidade.

Apesar de a vacina contra o HPV ser indicada, de forma regular, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, o Ministério da Saúde está promovendo uma busca ativa de não vacinados, como estratégia para ampliar a cobertura vacinal e proteger esse público contra os riscos causados pelo Papilomavírus Humano.

Continua após a publicidade

Em Gurupi, os dados apontam que 795 meninas e 2.127 meninos entre 15 e 19 anos ainda não receberam a vacina. A meta da campanha é alcançar 90% de cobertura vacinal dentro dessa faixa etária ampliada.

Prevenção contra cânceres

Continua após a publicidade

A coordenadora de Imunização de Gurupi, Nara Noleto, ressaltou que a adesão da comunidade é fundamental para a saúde coletiva. “A vacina contra o HPV é segura, eficaz e uma grande aliada na prevenção de vários tipos de câncer. Com esta campanha, queremos proteger os jovens que, por algum motivo, não conseguiram se vacinar na faixa etária recomendada. É fundamental que os pais e responsáveis incentivem seus filhos a se vacinarem”, afirmou.

A imunização contra o HPV é essencial para prevenir diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, pênis, ânus, orofaringe, além das verrugas genitais. Quanto mais cedo ocorre a vacinação, melhor é a resposta do organismo e maior a proteção futura.

Continua após a publicidade

A secretária municipal de Saúde, Luana Nunes, que também é médica, alertou para os riscos da infecção. “O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível silenciosa, ou seja, muitas vezes não apresenta sintomas, mas pode evoluir para complicações graves, como o câncer de colo do útero. Por isso, a prevenção é fundamental, especialmente por meio da vacinação de meninas e meninos na faixa etária indicada”, enfatizou.

A vacina está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, durante o horário de atendimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários