Sábado, 03 de Maio de 2025
24°

Tempo nublado

Salvador, BA

Educação Piauí

Sessão de cinema vira aula criativa e prepara alunos para o Saeb em Escola de Tempo Integral no interior do Piauí

Logo na chegada à escola, os estudantes do Ceti Lucinete Santana da Silva, em Paulistana, tiveram uma surpresa que fugia completamente da rotina: o...

02/05/2025 às 16h11
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Logo na chegada à escola, os estudantes do Ceti Lucinete Santana da Silva, em Paulistana, tiveram uma surpresa que fugia completamente da rotina: o auditório havia se transformado em sala de cinema. Cartazes de filmes, pipoca, ingressos simbólicos e, claro, um ambiente preparado para mais do que entreter — ensinar de um jeito diferente.

A ação faz parte do projeto Cine Saeb, uma proposta criativa que une educação e audiovisual para preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação, que acontece no final do segundo semestre, mede o nível de aprendizagem dos alunos em áreas como Língua Portuguesa e Matemática.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A experiência vai além da tela. O projeto é dividido em duas etapas: primeiro, os professores trabalham em sala os conteúdos e os escritores da prova. Em seguida, os estudantes vão para o “cinema” escolar, onde assistem a filmes e curtas que abordam temas sociais relevantes, gerando debates e atividades reflexivas.

Continua após a publicidade

“O objetivo é sair da estrutura tradicional da sala e trazer uma abordagem mais leve, porém focada nos objetivos pedagógicos do Saeb”, explica o professor de Língua Portuguesa Jairo Souza. “Eles participaram ativamente, se divertiram, refletiram e aprenderam. Tudo isso por meio de dinâmicas e jogos após os filmes.”, completa.

Na estreia do projeto, os alunos assistiram a episódios de séries e filmes como Todo Mundo Odeia o Chris, A Caixa e Na Palma da Mão, que tratam de temas como bullying, uso excessivo de telas, homofobia e os perigos da internet.

Continua após a publicidade

“Foi divertido e diferente. A gente aprende mais dessa forma”, disse o aluno Samuel Ícaro da Silva. Já a colega Érica Teixeira destacou como a atividade conseguiu equilibrar aprendizado e entretenimento: “Conseguimos nos distrair, mas ao mesmo tempo prestar atenção no conteúdo. Queremos mais sessões como essa!”, continua.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

Matemática também entra em cena

Não foram apenas os conteúdos de Português que foram abordados. Os professores de Matemática também embarcaram na proposta interdisciplinar. A partir das temáticas dos filmes, os alunos foram levados a refletir sobre dados, tempo de tela, golpes financeiros e raciocínio lógico — tudo isso ligado ao cotidiano dos jovens.

“A interdisciplinaridade aqui não é discurso, é prática. Tudo é planejado em conjunto, nas reuniões pedagógicas. A gente busca sempre novas formas de engajar os estudantes”, conta a gestora da escola, Lucileia Acioly.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A iniciativa faz parte do Programa Gestão da Aprendizagem 2025, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI). O programa tem como foco acompanhar e fortalecer o desempenho dos estudantes por meio de ações concretas, como os minitestes de Língua Portuguesa e Matemática, além de projetos inovadores como o Cine Saeb.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, essa abordagem é o retrato do que o Piauí busca: qualidade com significado. “O Cine Saeb é mais uma das estratégias da Seduc para preparar nossos estudantes para as avaliações externas de forma significativa, valorizando o conteúdo, mas também o aluno enquanto ser pensante e crítico. É assim que consolidamos o Piauí como referência nacional em educação pública de qualidade”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários