Sábado, 26 de Abril de 2025
30°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral SAÚDE

No oeste do Pará, Barco Papa Francisco já realizou mais de meio milhão de atendimentos levando saúde à população

Em quase seis anos, a embarcação que carrega nome de pontífice, visita comunidades ribeirinhas, realizando consultas, exames e cirurgias

26/04/2025 às 06h01
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Pelos rios da região oeste paraense, a embarcação “Papa Francisco” segue levando saúde e assistência a quem precisa. O barco, que leva o nome do pontífice falecido recentemente após 12 anos como líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana, está prestes a completar seis anos de expedições por comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas, Calha Norte, Xingu e Tapajós. E neste período, 526.202 mil atendimentos de saúde foram realizados em 17 municípios.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Governo do Pará e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. O convênio, para possibilitar a realização de 22 expedições por ano, levando consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, entrega de medicação, internações, além de cirurgias de baixa e média complexidade à população ribeirinha. São cerca de três mil atendimentos por expedição.

“O Barco Hospital Papa Francisco é mais do que uma embarcação — é um símbolo do cuidado que o Governo do Pará tem com as populações ribeirinhas. Em quase seis anos, já somamos mais de meio milhão de atendimentos, garantindo acesso a serviços de saúde essenciais para quem vive em regiões de difícil acesso. Inspirados pelo legado de acolhimento e amor ao próximo, deixado pelo Papa Francisco, seguimos firmes no compromisso de oferecer dignidade, assistência e qualidade de vida a quem mais precisa", destacou a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.

Continua após a publicidade

O Barco Hospital Papa Francisco foi construído com recursos de indenização de dano moral coletivo firmado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15 - Campinas) com a empresa Raízen Combustível e o Ministério Público do Trabalho. A embarcação foi inaugurada no dia 19 de agosto de 2019, em Belém. No evento, o governador Helder Barbalho assinou um termo de fomento para o funcionamento do projeto. De lá para cá, as expedições não pararam mais e a assistência chegou às comunidades ribeirinhas.

Atendimentos- A dona Margarida Sousa Almeida é moradora da comunidade São Joaquim, no Rio Erepecuru, em Oriximiná, e foi só elogios ao atendimento. “Deus está mandando essa saúde para o nosso quilombo, é muito importante. Nós nunca tivemos essa oportunidade e agora temos vários tipos de atendimento aqui. Não só eu, mas todas as pessoas que foram atendidas gostaram muito”, comemorou.

Continua após a publicidade

Já Nildece Sousa dos Santos, da comunidade Pancada, também em Oriximiná, passou por uma cirurgia no barco hospital. “Só tenho a agradecer a esse povo que veio do Papa Francisco. São voluntários que vêm prestar esse trabalho aqui para nós, ribeirinhos do Rio Erepecuru”.

Em cada expedição, a equipe oferta especialidades médicas fixas, como clínica geral, oftalmologia, pediatria e radiologia, além do atendimento odontológico, mas cada comunidade atendida tem um perfil que é levado em conta na hora de definir os serviços de saúde. Casos onde sejam identificadas a necessidade de um atendimento que não está disponível na embarcação, o paciente é encaminhado para o Serviço Único de Saúde, através da regulação entre o município de origem e a Sespa.

Continua após a publicidade

Com a missão de levar assistência de qualidade à população ribeirinha, o Barco Hospital segue exemplos deixados pelo Papa Francisco, como o acolhimento a quem precisa e o amor ao próximo.

“Aqui no Pará, as pessoas chamam os barcos apenas pelo nome. É muito interessante quando alguém relata que o Papa Francisco esteve na comunidade, esteve na casa daquela pessoa. O barco leva o nome de um Papa que tinha um olhar muito inclinado ao povo da Amazônia. Para nós, também é uma grande responsabilidade dar continuidade ao grande legado que este homem deixou. O Papa Francisco sempre será lembrado por este projeto e tudo o que a gente construiu nesta região”, ressaltou o coordenador do Barco Hospital, Frei Ezequiel Salvático.

Estrutura- O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos, entre equipes técnica e marítima, mais de 10 a 15 profissionais voluntários que se revezam nas expedições, que duram entre 7 e 10 dias.

A estrutura moderna conta com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, ecocardiograma, ultrassom, eletrocardiograma. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem.

A embarcação também conta com o apoio de duas ambulanchas, que atuam fazendo triagens nas comunidades como retaguarda para quaisquer intercorrências mais graves que necessitem de atendimentos de urgência e emergência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários