A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) participou do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), apresentando soluções que estão impulsionando a mobilidade em diversos municípios. Além da participação com um stand, a MOB também realizou a oficina "Políticas Públicas de Mobilidade Inclusiva para Pessoas com Deficiência".
O evento foi realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, nesta quinta e sexta-feira, reunindo quase 5 mil participantes, que puderam conhecer os serviços e programas oferecidos pelas secretarias estaduais para apoiar o desenvolvimento dos municípios.
No stand da MOB, prefeitas, prefeitos e a população em geral puderam conhecer melhor iniciativas como o Serviço Travessia, um dos maiores programas de mobilidade inclusiva do Brasil, que garante transporte gratuito e adaptado para pessoas com deficiência e idosos hipossuficientes em 46 cidades maranhenses. Também foram apresentados o novo Terminal de Passageiros da Baixada e o Terminal de Transporte Alternativo na rodoviária de São Luís.
Essas ações, desenvolvidas pela MOB, têm como objetivo ampliar o conforto, a segurança e a acessibilidade no transporte de passageiros em todo o Maranhão. O stand também recebeu a visita do governador Carlos Brandão, que reforçou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da mobilidade nas cidades maranhense.
Para o presidente da MOB, Adriano Sarney, o evento foi uma oportunidade de fortalecer estratégias que impactam diretamente a vida da população. "Estamos mostrando que mobilidade é muito mais do que transporte. É sobre garantir qualidade de vida para as pessoas e desenvolvimento para os municípios. A liderança do governador Carlos Brandão tem sido fundamental para ampliarmos essas conquistas e levarmos soluções concretas para todo o Maranhão, como o Programa Travessia, os Terminais e muitas outras iniciativas. Esse encontro serviu para ouvir as demandas e estreitar parcerias. Assim, vamos seguir avançando com a mobilidade urbana em todos os municípios", afirmou.
A oficina, conduzida no evento pela diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho, reuniu gestores municipais para dialogar sobre acessibilidade, apresentar ações já realizadas no Estado e reforçar o compromisso da Agência em garantir mais conforto, segurança e autonomia para pessoas com deficiência por meio do Programa Travessia.
Durante a oficina, Passinho destacou a importância de integrar a acessibilidade ao planejamento urbano, garantindo o direito de ir e vir com dignidade. “A acessibilidade precisa ser uma prioridade nos projetos de mobilidade. Ao garantir transporte acessível, promovemos cidadania, autonomia e oportunidades para todos”, afirmou.
A participação da MOB no Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão reforça a mobilidade urbana como um eixo estratégico para o desenvolvimento dos municípios e para a construção de um estado mais conectado e inclusivo.
Mín. 25° Máx. 28°