Aconteceu, na cidade de Manaus, no Amazonas, o 1º Congresso Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil, o maior encontro de Defesa Civil do país. A Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) foi representada pela Diretora de Gestão da Defesa Civil, Norma Sueli, e o Diretor de Prevenção, Werton Costa, em meio a representantes de 23 estados brasileiros.
Durante o evento, foram realizadas palestras, painéis temáticos, atividades culturais e visitas à comunidade ribeirinha São Francisco, no município de Iranduba-AM. Foram três dias intensos de trocas de experiências, aprendizados, compartilhamento de boas práticas, intercâmbio de informação, debates sobre as políticas públicas e diálogo entre os estados brasileiros.
A Defesa Civil do Piauí pôde compartilhar seu protagonismo nas políticas de prevenção e resposta, com o novo sistema de planejamento desenvolvido pelo estado a partir do lançamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil.
Os participantes se deslocaram ate o município de Novo Airão, a 115 quilômetros de Manaus, realizaram o trajeto pelo Rio Negro, onde participaram de uma série de palestras conduzidas por agentes da Defesa Civil do Amazonas, abordaram o contexto amazônico, os principais desafios enfrentados pela região, além das soluções e estratégias operacionais adotadas no estado.
A diretora de gestão da Defesa civil, Norma Sueli, na ocasião, foi agraciada com a medalha de 50 anos da Defesa Civil do Espírito Santo. “É uma honra e uma oportunidade ímpar de discutir como podemos aprimorar as políticas públicas e o diálogo entre os estados, não só com os seus municípios, mas principalmente com o governo federal”, conta.
O Diretor de Prevenção da Defesa Civil, Werton Costa, conta que o Congresso se destina ao compartilhamento de boas práticas, o intercâmbio de informação, dentre os estados e membros do sistema. “Aqui foram discutidos cases, como o caso das enchentes e do episódio de seca severa no estado do Amazonas. Na oportunidade, tivemos como conhecer as instalações da Defesa civil do Amazonas e as soluções que eles adotaram para o combate à crise hídrica. Esses cases são muito importantes porque mostram como uma determinada defesa civil estadual lidou com um problema severo, às vezes utilizando soluções alternativas, racionais e inteligentes”, diz.
Mín. 25° Máx. 28°