A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), já está realocando os feirantes que comercializam nas calçadas da cidade para dentro da Central. Estão convocados a retornar todos os vendedores de hortifrúti que se encontram desde a Praça Irmã Dulce até a Praça Doutor Gualberto e início da 2 de fevereiro.
O processo de conscientização e relocação dos feirantes para a Central iniciou na última segunda-feira (14) e segue até terça, dia 22/4.
“Tem espaço para todos dentro da Central e também estamos atendendo um pedido da própria Comissão de Vendedores que relataram sobre a concorrência desleal que todos pudessem vender seus produtos no mesmo local”, explicou o secretário da SEMOP Adejair Estevam.
Além desse pedido de unificação do local de trabalho, ao longo da reforma do equipamento, a Comissão fez algumas exigências que prontamente foram acatadas pelo poder público, a exemplo do retorno do transporte alternativo para frente da Central; reabertura do portão lateral que dar acesso ao Mercadão de Carnes; abertura de vagas de estacionamento, entre outras.
“Estamos sempre dialogando com os feirantes para que tudo ocorra com tranquilidade, ouvindo sugestões, adequando as coisas para ficar o mais próximo possível do que eles pedem, mas precisamos agora ordenar nossas calçadas para que os pedestres possam trafegar com mais segurança pela via”, encerrou Adejair.
Auxílio aos feirantes
Para amenizar o impacto nas vendas por causa da reforma da Central, é que a Prefeitura vem pagando aos feirantes, desde 2023, um auxílio no valor de R$ 1,500 reais e entrega de cestas básicas. Além dos feirantes, são beneficiados donos de restaurantes, bares e outros profissionais que tiveram suas atividades interrompidas dentro da central.
A reforma da Central de Abastecimento abrange a requalificação de diversas unidades, incluindo áreas como hortifrúti, confecções, eletrônicos, cereais, açougue e peixaria.
Mín. 25° Máx. 28°