A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) realizou na última terça-feira, 15, o 8º Encontro Bimestral da Rede de Planejamento e Orçamento, com membros titulares e suplentes das diretorias de planejamento, que representam secretarias e órgãos do Governo do Estado. Este foi o segundo dos seis encontros previstos para 2025, e trouxe à tona a importância do acompanhamento do quadro de metas para o biênio, assim como a observância de sua execução, com reuniões de monitoramento.
Na abertura, o secretário Julio Filgueira destacou o engajamento da Rede junto à alta gestão para que as metas propostas para o biênio sejam executadas da forma que foram planejadas, de acordo com as deliberações do 2º Seminário de Gestão Estratégica, realizado em fevereiro deste ano.
“É momento de manter o foco, afinal, é um ano de entregas. Teremos laboratório para estruturação de projetos e para qualificar ainda mais as reuniões de monitoramento, pensando que nós temos que garantir a efetividade do nosso plano. A Rede de Planejamento, composta pelo órgão central de Planejamento, e pelos pontos focais em todas as secretarias, tem o objetivo de garantir que a gente desate os nós e garanta que as políticas públicas e ações estratégicas do Governo efetivamente se executem ao longo deste e do próximo ano”, ressaltou o secretário.
Programação
Durante a programação, foram realizados paineis sobre Gestão Orçamentária, destacando cronograma e os fluxos dos processos, com ênfase à participação de representantes da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para mostrar à rede sobre a atuação dos órgãos.
“Foi uma honra para a Jucese contribuir com toda a Rede de Planejamento, falando um pouco sobre as boas práticas no que diz respeito à estimativa de receitas e a área de planejamento, na busca para fazer uma gestão mais eficiente”, ressaltou a Diplan da Jucese, Silvane Azevedo.
Além disso, os Grupos de Trabalho (GTs) da Rede de Planejamento e Orçamento de Ciclo Orçamentário e Gestão do Conhecimento apresentaram os estudos e ações que vêm sendo realizadas pelos membros. Na ocasião, a Seplan também ressaltou a criação do GT de Orçamento Sensível a Gênero, junto à Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) no último mês de março.
“Dessa vez, estamos abrindo mais espaço para aqueles que são as peças mais importantes da nossa Rede, os representantes de secretarias e órgãos. Trouxemos paineis de Diplans de duas unidades, uma unidade com orçamento maior e outra menor, para que possamos entender formas diferentes de acompanhar e monitorar a execução orçamentária”, destacou o subsecretário de Programação Econômica e Orçamento da Seplan, Felipe Almeida.
Os membros da Rede também participaram de oficinas práticas sobre a elaboração das EAPs na plataforma utilizada pelo Governo, a Target, além de uma segunda oficina de orientação sobre reuniões de monitoramento, realizadas pela equipe da Subsecretaria de Planejamento e Monitoramento Estratégico (SPME) da Seplan.
Encontros Bimestrais
Os Encontros Bimestrais da Rede foram iniciados em fevereiro de 2024, após a recriação da Seplan e da estruturação da Rede de Planejamento e Orçamento, durante o 1º Seminário de Gestão Estratégica, realizado em fevereiro de 2024.
Ao longo do último ano, nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro, foram realizados mais cinco encontros, com foco em reunir regularmente para capacitar, orientar e compartilhar experiências com as diretorias de planejamento das secretarias e órgãos do Governo do Estado. Para 2025, estão previstos mais quatro encontros, nos dias 5 de junho, 12 de agosto, 14 de outubro e 2 de dezembro.
Mín. 26° Máx. 28°