Sexta, 18 de Abril de 2025
29°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades Parintins - AM

Saúde de Parintins realiza mais de 390 mil atendimentos em 100 dias gestão Mateus e Vanessa

Ouvir Notícia A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou um marco expressivo nos primeiros 100 dias de 2025: fo...

11/04/2025 às 15h13
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
Compartilhe:
Foto: Márcio Costa
Foto: Márcio Costa
Ouvir Notícia

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou um marco expressivo nos primeiros 100 dias de 2025: foram mais de 390 mil atendimentos e procedimentos realizados em toda a rede municipal de saúde. A gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves tem confirmado mais investimentos e prioridades na saúde do município, com foco na ampliação do acesso, humanização, modernização dos serviços e fortalecimento da atenção básica e especializada.

“Estamos vivendo essa transformação na saúde de Parintins. Sempre me direcionei a saúde com total prioridade e assim continuará sendo. Essa marca representa o esforço coletivo de todos os profissionais e o nosso compromisso com uma saúde pública de qualidade e acessível”, destacou o prefeito Mateus Assayag.

Na atenção básica, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) somaram mais de 47 mil atendimentos individuais e 231 mil procedimentos, com destaque para mais de 91 mil visitas domiciliares e 22 mil vacinas aplicadas. Na zona rural, a estratégia de saúde ribeirinha garantiu atendimento a mais de 11 mil pessoas em mais de 20 comunidades, assegurando o cuidado a quem vive nas áreas mais distantes do município.

Foram mais de 300 cirurgias realizadas durante o período, com destaque para a jornadas de vesícula, bariátrica, procedimentos diários e a primeira nefrectomia do interior do Amazonas promovida nos primeiros dias do ano. 

Continua após a publicidade

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registrou 18.629 atendimentos, com aumento expressivo em março devido ao crescimento de viroses e doenças respiratórias. Já o Hospital Jofre Cohen contabilizou 71.779 atendimentos, com mais de 16 mil emergências e internações. Foram realizadas 313 cirurgias no período, entre elas ortopédicas, ginecológicas, urológicas, cesarianas e até bariátricas e procedimentos por videolaparoscopia.

“Eu tenho feito questão de acompanhar diversas ações da saúde, seja no hospital ou nas unidades. Esses resultados são fruto de uma gestão planejada, com foco em resolver as demandas e ampliar os serviços para quem mais precisa”, afirmou a vice-prefeita Vanessa Gonçalves.

Continua após a publicidade

O atendimento especializado também avançou, com mais de 6.800 consultas médicas em áreas como ginecologia, pediatria, cardiologia, mastologia, obstetrícia de alto risco e saúde mental. No campo dos exames, foram mais de 15 mil no Laboratório Municipal, além de ultrassonografias, ecocardiogramas e exames de imagem.

Além dos grandes números, a gestão trouxe inovações como a inauguração da Central de Assistência Farmacêutica (CAF), ampliação do uso do prontuário eletrônico, mais atendimentos noturnos em UBSs, e o reforço na atenção à saúde mental, com ações nas escolas e nos CAPS.

Continua após a publicidade

A atuação também se estende ao campo da prevenção. O município executou importantes campanhas de conscientização, como o Janeiro Branco, Março Roxo e Amarelo, além de reforçar a vacinação contra HPV, gripe e Covid-19. Parintins também aderiu ao Novo PAC Saúde, com propostas para novas UBSs e  equipamentos. 

Outras ações relevantes incluem:
- Entrega de 1.710 passagens do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD)
- Implantação do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF-20) para idosos
- Ampliação do Programa Saúde na Escola, em parceria com Semed e Seduc

Com destaque na rede de cuidados está Central de Resgate, que atendeu mais de 2.500 ocorrências, com plantão 24h por dia, inclusive com ambulanchas na zona rural. A vigilância em saúde também teve atuação destacada em ações de fiscalização sanitária e combate à dengue, com apoio da FVS e execução do Plano de Contingência. Já o ponto de telessaúde e telecardio na UBS Valéria foi inaugurado como passo inicial para a expansão da medicina digital no município.

“O que a gestão do prefeito Matheus e Vanessa está fazendo em Parintins é mostrar que saúde pública pode, sim, ser eficaz, acolhedora e moderna”, finalizou o secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues.


Texto e Fotos:Márcio Costa -SEMSA/SECOM
mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários