A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) volta a alertar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Velho sobre a importância de manter os dados cadastrais atualizados. A medida tem impacto direto no acesso a consultas, exames, cirurgias e outros serviços da rede municipal de saúde.
De acordo com a Divisão de Regulação da Semusa, o problema é mais comum do que se imagina. “Os pacientes são convocados para procedimentos, mas não são encontrados porque os telefones informados não funcionam ou os endereços cadastrados estão errados. O resultado é a perda da vaga e a necessidade de chamar o próximo nome da fila, muitas vezes após meses de espera”, aponta Cláudia Silva, gerente da Divisão de Regulação.
A Semusa alerta que o sistema de regulação funciona com base em informações digitais e manter o cadastro atualizado, em caso de alteração do número de telefone ou de endereço, é a forma mais eficaz de garantir que o usuário seja encontrado a tempo de receber atendimento.
A gerente da Divisão de Regulação explica ainda que o paciente não perde o procedimento quando não é encontrado. “Nesse caso, a consulta agendada é devolvida para a fila de espera. Ao atualizar os dados, o paciente é novamente recolocado na regulação para novo agendamento”.
COMO ATUALIZAR SEUS DADOS
Outra opção é fazer o procedimento de forma on-line, por meio da plataforma Meu SUS Digital, disponível tanto em aplicativo quanto no site meususdigital.saude.gov.br.
A recomendação vale para todos os usuários do SUS, mesmo aqueles que não estão, neste momento, aguardando atendimento. A atualização garante que, quando chegar a hora, o contato seja feito com sucesso.
O que precisa ser informado
• Nome completo
• Endereço atualizado
• Telefone para contato e/ou número para recado
• Nome dos filhos (se houver dependentes).
Texto:Luciane Gonçalves
Foto:SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Mín. 26° Máx. 27°