Cerca de60 trabalhadoras das feiras do Guamá e do Jurunasiniciaram, na tarde desta quinta-feira (3), ocurso Educação Ambiental com ênfase nos Resíduos Sólidos. Iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), a formação ocorreu em uma escola, no bairro da Condor, onde os participantes conheceram a parte teórica. As atividades serão concluídas nesta sexta-feira (4), com umaoficina prática de coleta seletiva.
O curso de Educação Ambiental faz parte daterceira etapa da qualificação de permissionárias das feiras do Jurunas e Guamá. Durante o mês de março, houve formação em Empreendedorismo e Finanças.
“A importância deste curso para trabalhadoras de feiras de Belém é enorme, também paraevitar doenças, para elas e para os clientes. Mas o maior objetivo é mesmo o deconscientizar sobre a coletividade. Não é só o poder público que tem responsabilidade sobre a questão ambiental”, ressaltou a instrutora do curso, engenheira agrônoma Sandra Simões, servidora efetiva da Sedcon há 32 anos.
Durante a aula teórica do primeiro dia de curso, as trabalhadoras das feiras do Jurunas e Guamá conheceram uma pouco sobre a Lei nº 12.305/2010, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), institui a política nacional de gestão de resíduos sólidos.
No curso, as participantes vão aprendercomo fazer a coleta seletiva e como ter acesso a órgãos e associações que atuam com a reciclagem de resíduos sólidos.
“Sempre tive curiosidade sobre educação ambiental e nunca havia tido a chance de aprender sobre o tema. E este curso apareceu em ótima hora, logo noano da COP-30”, disse a permissionária da feira do Jurunas Carmem Tavares,55.
“Meu marido tem um equipamento de venda de lanches na feira do Jurunas e eu tenho um de roupas. O assunto ‘lixo’ sempre me interessou porque tento administrar o problema da melhor forma, na venda do meu marido. Agora irei aprender como fazer”, destacou a permissionária Lilia Fayal, 55.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico André Cunha recepcionou as alunas do curso, com uma notícia de interesse da categoria. “Nesta semana, recebi, na sede da Sedcon, a visita do diretor-superintendente do Sebrae, Rubens Magno. Fechamos umaparceria para avançarmos em outros cursos que serão oferecidos gratuitamente aos permissionários de feiras, mercados e vias públicas de Belém. Teremos, inclusive, cursos deinglês e espanhol visando a COP-30. Porque conhecimento e aprimoramento nunca são demais, e a qualificação dos trabalhadores é essencial para o desenvolvimento de seus negócios”, concluiu André Cunha, secretário da Sedcon.
Mín. 26° Máx. 28°