A vereadora Débora Carneiro (PRD) apresentou um projeto para instituir a Semana da Mulher na Política no município. A proposta, prevista no Projeto de Lei n.º 15/2025, estabelece a realização anual do evento na terceira semana de agosto, com o objetivo de incentivar a participação feminina em espaços de poder e liderança.
Caso a propositura seja aprovada, a Semana da Mulher na Política passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do município e contará com atividades como palestras, seminários, rodas de conversa, campanhas digitais e capacitações, em parceria com o Poder Executivo, instituições de ensino e organizações da sociedade civil. A iniciativa visa promover o empoderamento feminino e reduzir a subrepresentação das mulheres na política e em cargos de decisão.
Em sua justificativa, a vereadora Débora Carneiro destacou a importância de incentivar a participação da mulher na política. "Diversos dados históricos e estatísticos evidenciam a subrepresentação das mulheres nesses âmbitos, justificando a implementação de políticas públicas que promovam o empoderamento feminino e a equidade de gênero", afirmou.
O projeto já foi aprovado pelas comissões legislativas e agora segue para votação em plenário. Se aprovado em plenário e sancionado, o projeto entrará em vigor imediatamente, com a primeira edição podendo ser realizada em agosto de 2025.
Além dessa proposta, as comissões também aprovaram o Projeto de Resolução n. 11/2025, de autoria da Mesa Diretora, que cria o Seminário Municipal da Mulher na Política no âmbito da Câmara. O evento também será na terceira semana de agosto, visando estimular a participação feminina em cargos políticos e de liderança, discutindo estratégias para ampliar sua atuação em espaços decisórios.
Além disso, o Seminário abordará o combate à violência política de gênero e promoverá debates, palestras e ações educativas sobre equidade de gênero na política, e conscientizará sobre a importância da representatividade feminina. A organização contará com parcerias de entidades civis, instituições de ensino e órgãos governamentais para enriquecer as discussões.
Mín. 26° Máx. 27°