A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais, promove, nos dias 15 e 16 de maio, o 1º Encontro Internacional de Fruticultura dos Campos Gerais. As atividades serão realizadas no centro Integrar, Campus Uvaranas, com palestras e apresentação de trabalhos.
A programação traz temas como culturas de laranja, abacate, uva, goiaba, azeitonas, além de discussões sobre revestimentos comestíveis, manejo fitossanitário em pomares, irrigação na fruticultura, frutas de caroço e boas práticas para o uso de fertilizantes.
O professor Ricardo Ayub, do Programa de Pós-graduação em Agronomia e um dos organizadores do evento, destaca a importância da iniciativa para o Estado, considerando que a área plantada de frutas no Paraná caiu 30% nos últimos anos. “Se não fosse a laranja, a indústria do suco de laranja, nós teríamos uma queda ainda muito mais importante, em torno de 50% a 60%”, explica.
A pesquisa ainda é fortalecida com o encontro, segundo Ayub. “Estamos trazendo dois palestrantes internacionais. Um falará sobre a cultura da oliveira e outro sobre o biocontrole na pós-colheita de frutos”. O professor informa que os convidados estrangeiros também compartilharão seus conhecimentos em disciplinas especiais de 30 horas para os alunos da UEPG, no período posterior ao evento.
Ayub também vislumbra o potencial do Paraná para retomar o crescimento na fruticultura. “Só aqui na nossa região [Campos Gerais], nós temos maçã, pera, kiwi, caqui, figo, uva, pêssego, nectarina, amora, framboesa e mirtilo. Dependendo da localidade, podemos ter laranja, tangerina, limão, maracujá e banana. Já no Noroeste do Paraná tem mamão, goiaba e acerola. Ou seja, temos microclimas no Estado para praticamente todas as frutas”, explica.
Como participar
Para participar, estudantes de graduação pagam R$ 50; técnicos, estudantes de pós-graduação, produtores rurais e profissionais de Agronomia, pagam R$ 100. Quem for apresentar trabalhos pode conferir as normas clicando aqui .
São apoiadores do evento o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (Mutua), Prefeitura de Ponta Grossa, Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa e Laboratório de Biotecnologia aplicada à Fruticultura (LabFrut) da UEPG.
O link para inscrição está neste endereço aqui .
Programação
15 de Maio – Quinta-feira
16 de Maio – Sexta-feira
Texto e foto: Helton Costa
Mín. 26° Máx. 27°