Na manhã desta segunda-feira, 24, a Prefeitura de Palmas, por meio das Secretarias Municipal da Mulher (Semup) e de Ação Social (Semas), promoveram uma palestra inspiradora sobre a conquista do voto feminino. O evento, realizado na Câmara Municipal de Palmas, contou com a presença de alunas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos.
Na ocasião, a secretária municipal da Mulher, Solange Duailibe, enfatizou a relevância do tema afirmando que: “hoje é uma data memorável. A conquista do direito ao voto foi um marco importante para todas as mulheres. Naquela época, muitas lutaram arduamente por cidadania, respeito e pela participação política, tanto para votar quanto para serem votadas. Celebrar um dia como hoje nos convida a refletir e agir. Precisamos continuar avançando, pois as mulheres ainda são sub-representadas em câmaras municipais, assembleias legislativas, no senado e na câmara federal. Essa é uma luta contínua que devemos abraçar para garantir mais vozes femininas nos espaços de decisão política. Hoje, comemoramos a conquista do voto feminino, que há 93 anos nos permite votar, ser votadas e ampliar nossos direitos”.
A estudante Geovana Pereira, do 9º ano, compartilhou sua impressão sobre a palestra: “O que mais me chamou a atenção foi saber quando as mulheres puderam ter benefícios : como por exemplo cantar em público, ser ela mesma e votar. Na sala de aula a professora já tinha falado um pouco mais sobre o voto feminino e de quando as mulheres passaram a ter direito a votar e quanto isso foi significativo para as elas”.
O voto feminino no Brasil foi reconhecido em 1932 e incorporado à Constituição de 1934, embora inicialmente fosse facultativo. Somente em 1965, tornou-se obrigatório, equiparando-se ao direito dos homens. A palestra não apenas celebrou essa conquista, mas também reforçou a importância da luta contínua pela igualdade de gênero na política.
Também estiveram presentes a secretária-executiva da Mulher, Mariza Sales; e as vereadoras Karina Café e Iolanda Castro, além da diretora da Escola Municipal Mestre Pacífico, Ana Paula Santos.
Texto: Daniel Reis – estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Denis Rocha
Mín. 26° Máx. 27°