Domingo, 23 de Fevereiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Cidades Sorriso - MT

Sorriso: PL quer disponibilização de dados do cadastro imobiliário para consulta no portal de informações

O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou em 1ª votação o Projeto de Lei 12/25, de autoria do vereador Adir Cunico (NOVO), que estabelece que os dado...

19/02/2025 às 08h37
Por: Redação Fonte: Câmara de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

O Plenário da Câmara de Sorriso aprovou em 1ª votação o Projeto de Lei 12/25, de autoria do vereador Adir Cunico (NOVO), que estabelece que os dados do cadastro imobiliário do município de Sorriso relativos ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) Imposto sobre transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Zoneamento e Restrições Urbanísticas sejam disponibilizados para consulta e download por meio de portal de informações.

Conforme o texto aprovado, os dados disponibilizados deverão conter, no mínimo, informações como preços correntes das transações imobiliárias nos últimos cinco anos, incluindo identificação dos imóveis; valores e frações transacionadas; base cadastral de imóveis (identificação do imóvel, valor venal de referência, área e tipo do imóvel), informações sobre o Zoneamento e Restrições Urbanísticas e outros dados como valores pagos de ITBI e IPTU.

“Atualmente, para acessar essas informações os munícipes necessitam fazer um requerimento no setor de tributação da Prefeitura Municipal de Sorriso. Com essa iniciativa, queremos possibilitar o acesso desburocratizado através do sítio eletrônico/portal da transparência”, explicou Adir.

Segundo ele, a disponibilização dos dados observará integralmente os preceitos da Lei Federal n.º 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que não sejam divulgadas informações pessoais ou sensíveis dos proprietários. “Por meio dessa medida, buscamos garantir que os munícipes possam fiscalizar e compreender a base de cálculo dos tributos municipais, promovendo uma gestão mais participativa e transparente, sem prejuízo do cumprimento da LGPD, que protege os dados pessoais dos contribuintes”, defendeu.

Continua após a publicidade

O PL segue em tramitação.

  • Texto: Ângela Gimenez

    Continua após a publicidade

    Fotos: Keli Santin

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários