Domingo, 23 de Fevereiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Maranhão

SES contabiliza mais de 1.600 atendimentos na primeira edição do Cuidar de Todos Saúde Animal de 2025

A ação ocorreu no C.E. Poeta Cunha Santos, no Novo Cohatrac, em São José de Ribamar (MA) e promoveu o cuidado com a saúde de cães e gatos, além do ...

23/02/2025 às 00h07
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Cuidar de Todos Saúde Animal no Novo Cohatrac (Foto: Márcio Sampaio)
- Cuidar de Todos Saúde Animal no Novo Cohatrac (Foto: Márcio Sampaio)

O programa Cuidar de Todos – Saúde Animal, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou suas atividades em 2025, neste sábado (22), no C.E. Poeta Cunha Santos, no Novo Cohatrac, em São José de Ribamar (MA). A ação promoveu o cuidado com a saúde de cães e gatos, além do controle de zoonoses. Foram contabilizados 1.648 atendimentos durante a ação.

Com uma estrutura preparada especialmente para a ação – que incluiu quatro consultórios para cães e um dedicado aos gatos –, foram realizados 378 atendimentos de consulta, sendo 325 para cães e 53 para gatos; 328 testes rápidos para diagnóstico de leishmaniose, sendo 24 com resultado positivo; 630 doses de vacinação antirrábica, além de 312 encoleiramentos para cães submetidos ao teste rápido para leishmaniose.

O secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, ressaltou a importância do programa e seu impacto na vida das pessoas e de seus animais de estimação. “A saúde animal é fundamental para o bem-estar de todos. Com o ‘Cuidar de Todos – Saúde Animal’, conseguimos proporcionar qualidade de vida aos bichos e tranquilidade para seus donos. Esta é apenas a primeira de muitas ações que planejamos para este ano, pois seguimos firmes no compromisso do governador Carlos Brandão de cuidar de todos”, afirmou.

A moradora Josenilde Muniz, de 56 anos, que levou sua cadela Anita para receber atendimento, demonstrou felicidade com a ação. “Esse programa é muito importante, pois sabemos que muitas pessoas não têm condição financeira para cuidar de seus animais. Hoje, essa iniciativa representa um grande alívio para todos nós”, destacou.

Continua após a publicidade

Outro beneficiado foi Daniel Roland, de 21 anos, que levou seu cachorro Spike para realizar um novo teste de leishmaniose e elogiou o impacto positivo do programa. “O Spike é bem idoso, já teve leishmaniose, e eu vim aqui para fazer um novo exame e verificar se ele continua com a doença. Graças a essa iniciativa do governo, agora tenho condição de cuidar dele e tratá-lo melhor, como ele realmente merece”, afirmou.

A iniciativa do Governo do Estado, que conta com o apoio de emendas parlamentares, desempenha um papel fundamental na promoção da saúde animal.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários