Na manhã desta terça-feira, 18, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Folha 13, na Nova Marabá, deu início à programação de 2025 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A cerimônia contou com a presença da primeira-dama, Lanúzia Lobo, que acompanhou de perto as atividades e, após a solenidade, visitou a unidade do CRAS para conhecer melhor a estrutura.
“O CRAS tem a missão de fortalecer a identidade dessa população. Aqui eles começam a desenvolver um senso de pertencimento, de autoestima, de autoconfiança, de socializar, por exemplo. Então, é fundamental para que a gente tenha uma sociedade mais forte, pessoas que saibam para pedir aquilo que querem, aquilo que desejam, aquilo que necessitam, e com isso a gente fica como um Marabá mais forte, mais potente também”, afirma.
A secretária municipal de Assistência Social, Mônica Thompson e a secretária adjunta, Selma Barbosa, também participaram do evento, demostrando o apoio da administração municipal às iniciativas de assistência social, que segundo Mônica é um trabalho de acolhimento e de prevenção de situações de vulnerabilidade.
“É com muita satisfação que iniciamos hoje mais uma atividade dentro da política de assistência social, onde trabalhamos a prevenção de qualquer tipo de situação de vulnerabilidade, de violação de direitos. Então os CRAS vêm com esse objetivo de acolher as famílias em todas as suas potencialidades, desenvolver essas atividades e fazer com que essas famílias criem autonomia pessoal, financeira”, explica a secretária.
Continua após a publicidade
O evento foi promovido com o objetivo de integrar e fortalecer os laços comunitários entre os usuários do serviço. De acordo com a coordenadora do CRAS da Folha 13, Cynthia Hoana, além de recepcionar o público que já participa das atividades, o momento aproxima novos usuários dos serviços.
“A gente constrói durante todo o ano um planejamento para os grupos de convivência. Então é um trabalho de fato que tem que ter essa visibilidade para que a gente, nesse momento aqui, nesse espaço, em que estávamos com a lista passando, para quem já demonstrou interesse de fazer parte de algum dos nossos grupos, a pessoa já deixou o seu nome, telefone e seu interesse de grupo”, explica Cynthia.
Continua após a publicidade
Durante a cerimônia, o público assistiu às apresentações da Banda Waldemar Henrique, da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e de Carimbó realizada pelas adolescentes atendidas no CRAS da Folha 13. Da plateia, Domingas Maria da Silva Carneiro, acompanhava tudo com entusiasmo.
“Eu venho pra cá desde quando começou o CRAS, eu tinha 32 anos e hoje eu tô com 62. Gosto muito do CRAS, de todas as pessoas que entram aqui. Tudo aqui me faz bem. Tudo que tem aqui eu gosto. Já teve curso de bordado de fita, de bordar toalha e todos eu tô no meio. Tem que ter, não pode faltar o CRAS. É onde a gente se diverte, sai com as nossas amigas, nós somos uma família”, relata Domingas.
Serviço
O CRAS da Folha 13 funciona de segunda a sexta-feira, ao lado do Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio). Além das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a equipe realiza cadastro e atualização do Cadúnico, atendimentos social e psicológico do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cursos e oficinas de artesanato em madeira reaproveitada promovidas pelo Centro de Atendimento à Criança e Adolescente (Ceaca).
Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Igor Leite
The post Assistência Social: Primeira-dama participa de abertura do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS da Folha 13 appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 27° Máx. 28°