Quarta, 12 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Piauí

Sempi exibe documentário na Penitenciária Feminina em Teresina

O webdocumentário ‘Pop Trans’, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, apresenta a experiência de seis pessoas trans com o Sistema Único de Saúde (S...

11/02/2025 às 20h51
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria das Mulheres (Sempi) promoveu, nesta terça-feira (11), o I Cine Sempi: Mulheres Trans em Evidência, na Penitenciária Feminina Gardenia Gomes Lima Amorim, em Teresina. O evento, realizado em parceria com as Secretarias de Segurança e Justiça, teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e diálogo sobre a realidade das mulheres trans, destacando suas histórias, desafios e potencialidades.

O webdocumentário ‘Pop Trans’, um curta-metragem, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, apresenta a experiência de seis pessoas trans com o Sistema Único de Saúde (SUS), abordando temas como o enfrentamento ao preconceito e a reinserção na sociedade com o nome social.  

Após a exibição do documentário, foram realizadas discussões com o objetivo de promover a inclusão e sensibilizar as participantes sobre a importância do respeito à diversidade de gênero.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Proporcionamos um acolhimento mais humanizado, para que essa população também seja assistida, porque elas também são dignas de respeito. O Estado está aqui para acolher e fazer valer as suas políticas públicas enquanto população LGBTQIAPN+”, declarou a coordenadora de proteção aos LGBTQIAPN+da Secretaria de Segurança Pública,  Leona Osternes.

Continua após a publicidade

Para a coordenadora de Psicologia da Sejus, Cassandra Costa, eventos como o Cine Trans proporcionam informação e respeito. "Acreditamos que, por meio de ações como a de hoje, podemos proporcionar ao público da unidade prisional mais informação e visibilidade. Nosso objetivo é promover, dentro desse contexto, o respeito às pessoas trans e à comunidade LGBTQIAPN+, como um todo”, disse. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários