A duplicação da PR-317 em Toledo, na região Oeste, foi retomada na última quinta-feira (07), com serviços de terraplenagem e em breve de pavimentação da nova pista. A obra de 3,29 quilômetros de extensão é fiscalizada e administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
O consórcio que executa os serviços realizou uma revisão do projeto para substituir a antiga solução de argila para reforço de subleito de pista para passar a utilizar material rochoso, que apresenta reação melhor às chuvas. Com essa alteração aprovada, foi revisado o cronograma dos serviços, que devem ser concluídos em setembro deste ano. O investimento é de R$ 43.446.764,29.
A duplicação tem início no entroncamento com a BR-163 e vai até o trevo com a Rua 1º de Maio, prevendo o alargamento da pista existente da PR-317 para ambos os lados e implantação de vias marginais nos dois sentidos de tráfego. As faixas da via duplicada terão 3,60 m de largura, com faixa de segurança interna de 1 metro junto à barreira de concreto New Jersey, separando os sentidos, e acostamento externo de 2,50 metros.
O pavimento existente passará por fresagem e recomposição da capa asfáltica ou receberá nova pavimentação, dependendo de suas condições.
As marginais terão pista única com 5 metros de largura, faixa de segurança no sentido do tráfego de 1 metro, e passeios para pedestres de 1,50 metro em ambos lados externos. A marginal direita também receberá ciclovia bidirecional de 2,50 metros de largura.
Também está prevista nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, e serviços complementares, como plantio de grama, remoção de interferências, construção de rampas de travessia para pedestres, entre outros.
A obra também contempla a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, próximo ao entroncamento com a BR-163, em uma extensão de 150 metros. Será uma pista com duas faixas de rolamento, com sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical e paisagismo nos espaços laterais à pista.
Mín. 26° Máx. 27°