Com a evolução da tecnologia no mundo, golpes e vazamentos de dados têm se tornado cada vez mais comuns, colocando em risco informações pessoais e institucionais. Uma pesquisa recente do Instituto SAS revela que 80% dos consumidores brasileiros já sofreram algum tipo de fraude pelo menos uma vez. Neste cenário, a necessidade de fortalecer ações de cibersegurança se torna evidente.
No Piauí, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) tem se destacado na busca contínua por reforçar a cibersegurança no Governo do Estado. Por meio de investimentos assertivos e da contratação de mão de obra qualificada, a Etipi tem implementado diversas medidas para garantir a proteção dos dados dos cidadãos piauienses e a segurança dos sistemas governamentais.
Segundo o presidente da Etipi, Ellen Gera, a empresa tem desempenhado um papel crucial na defesa contra ameaças cibernéticas. Esse importante trabalho tem protegido servidores, computadores, sistemas digitais, redes, dispositivos e dados contra os ataques do mundo virtual.
"Hoje, monitoramos os data centers do Governo do Estado e detectamos algo em torno de 600 mil tentativas de ataque por mês. Eles tentam invadir as plataformas, ter acesso a senhas e dados privilegiados para poder derrubar um sistema importante, e nós estamos trabalhando junto com toda a equipe de tecnologia para garantir a proteção desses sistemas", afirma Ellen Gera.
O órgão tem investido também na atualização constante de suas tecnologias e na capacitação de seus profissionais para enfrentar as novas ameaças que surgem diariamente.
Por meio do Núcleo de Operações e Controle (NOC), a Etipi monitora diariamente os possíveis ataques aos mais de 800 sistemas hospedados no seu Data Center, garantindo a integridade e a confidencialidade das informações do governo e dos cidadãos.
Com essas ações, a Etipi reforça seu compromisso com a segurança digital no Piauí, assegurando que os dados sensíveis estejam protegidos contra ameaças cibernéticas.
Mín. 24° Máx. 27°