Segunda, 29 de Abril de 2024
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Tecnologia Artificial

SUPERINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, SEUS BENEFÍCIOS E MALES E O QUE FAZER PARA EVITAR SEUS MALÉFICOS IMPACTOS SOBRE A SOCIEDADE.

Este artigo complementa nosso artigo publicado sob o título Como funcionam a inteligência artificial e seus softwares e algoritmos inteligentes.

09/04/2024 às 19h50
Por: Colunista Fonte: Fernando Alcoforado*
Compartilhe:
Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet

Este é resumo do artigo de 9 páginas que tem por objetivo apresentar os impactos da superinteligência artificial sobre a sociedade apontando seus benefícios e seus malefícios e o que fazer para que eliminar ou neutralizar suas consequências maléficas. Este artigo complementa nosso artigo publicado sob o título Como funcionam a inteligência artificial e seus softwares e algoritmos inteligentesA Superinteligência Artificial será a primeira tecnologia a superar potencialmente os humanos em todas as dimensões. Uma ampla gama de consequências poderá ocorrer, incluindo consequências extremamente boas ou benéficas e consequências tão ruins ou maléficas quanto a ameaça de extinção da espécie humana.   

São inúmeros os benefícios que são e serão proporcionados pela superinteligência artificial. Uma rede neural de um sistema de Inteligência Artificial é capaz de analisar mais de um bilhão de dados em poucos segundos, sendo uma ferramenta incrível para apoiar um tomador de decisões dentro de uma organização, garantindo, assim, a melhor opção dentre as possíveis. Como os dados coletados são constantemente atualizados, os sistemas de Inteligência Artificial sempre atualizam, também, seus resultados, viabilizando que os gestores tenham acesso a informações recentes de variações ocorridas no ambiente de uma organização.

O aprendizado de máquina (machine learning) é um campo de ciência da computação que dá aos computadores a capacidade de aprender sem serem explicitamente programados, istoé, aprendem por conta própria. Os computadores agora podem fazer cálculos complexos de engenharia, negociar ações nas bolsas de valores na ordem de milissegundos, carros automatizados estão aparecendo cada vez mais em nossas ruas e assistentes artificialmente inteligentes invadiram nossas casas. Os próximos anos vão nos apresentar ainda mais avanços, com a Superinteligência Artificial através de máquinas que podem aprender com suas próprias experiências, adaptar-se a situações novas e compreender abstrações e analogias. A inteligência de máquina de nível humano tem boas chances de ser desenvolvida até a metade do século XXI, da qual pode resultar a Superinteligência Artificial.  

O panorama atual dos sistemas de Inteligência Artificial permite que eles entendam todo o processo produtivo e de negócios e identifiquem, de forma automática, quais são os principais problemas que devem ser resolvidos. As principais aplicações da inteligência artificial estão ocorrendo, no momento atual, em gestão empresarial, em Engenharia, em Medicina e, também, na indústria espacial.  Na indústria espacial, missões robóticas da NASA e de outras agências espaciais já usam a Inteligência Artificial para obter maior eficiência e resultados de melhor qualidade em suas pesquisas. Como exemplo, podem ser citados os rovers (com capacidade de locomoção, para analisar uma área maior de um planeta ou lua) e landers (que pousam sobre um planeta ou lua para analisá-lo in loco) que examinam as crateras marcianas e as sondas e telescópios espaciais que se dedicam à descoberta e análise de exoplanetas (mundos existentes em outros sistemas estelares).

A Inteligência Artificial poderá tornar possível a vida humana em outros planetas. Para que os seres humanos consigam viver e, principalmente, sobreviver em qualquer lugar fora da Terra, é preciso que o mundo escolhido proporcione condições iguais ou, pelo menos, semelhantes às do nosso planeta (como atmosfera, temperatura, topografia etc.). Marte nem nenhum outro planeta do Sistema Solar é parecido com a Terra, motivo pelo qual, para tornar possível sua colonização, é necessário “terraformá-lo”, ou seja, reproduzir naquele lugar um ambiente que ofereça as premissas mínimas de sobrevivência da espécie humana. A terraformação será um dos avanços da nova era da exploração espacial, com participação fundamental da Inteligência Artificial. A Inteligência Artificial é utilizada em todas as cadeias da indústria espacial. Sem ela é impossível seguir adiante.

Com o avanço da computação quântica (que utiliza a mecânica quântica para resolver problemas complexos mais rapidamente do que em computadores tradicionais) indispensável para viagens espaciais mais complexas, a humanidade vivenciará muito provavelmente o advento da 5ª revolução industrial que ocorrerá no espaço. À medida que as tecnologias da computação avançam ao lado da biotecnologia, há uma crescente convergência entre as duas na forma de interfaces neurais que no futuro podem abrir a porta para conectar a mente humana diretamente a uma Inteligência Artificial, a fim de facilitar maior aprendizado, transferência mental e superar condições neurológicas. A Inteligência artificial poderá contribuir decisivamente para o avanço científico e tecnológico visando dotar a humanidade dos recursos necessários para enfrentar seus problemas de sobrevivência.

A Superinteligência Artificial poderá contribuir decisivamente para o avanço científico e tecnológico visando dotar a humanidade dos recursos necessários para enfrentar as  ameaças internas à sua sobrevivência provocadas pelas forças da natureza oriundas do planeta Terra (resfriamento do núcleo do planeta que pode levar à perda do campo magnético terrestre, erupção de super-vulcões, reversão dos polos magnéticos da Terra durante a qual haverá a perda do campo magnético terrestre, mudanças climáticas e pandemias), as  ameaças à sobrevivência da humanidade vindas do espaço sideral (impacto de asteroides e cometas sobre o planeta Terra, emissão sobre a Terra de raios cósmicos especialmente os raios gamas oriundos da explosão de estrelas supernovas, colisão sobre o planeta Terra de planetas órfãos, afastamento da Lua em relação à Terra, colisão entre as galáxias Andrômeda e Via Láctea, morte do Sol e fim do Universo em que vivemos), bem como possibilitar a colonização humana de novos habitats no sistema solar e fora dele em busca de sua sobrevivência. Com máquinas mais inteligentes do que os humanos, com a Superinteligência Artificial, a humanidade poderá se utilizar delas para solucionar problemas científicos e tecnológicos que assegurem a sobrevivência da espécie humana até mesmo com o fim do Universo em que vivemos ao abrir caminho para universos paralelos.

Uma ampla gama de consequências poderá ocorrer, incluindo consequências extremamente boas como as descritas nos parágrafos anteriores e consequências tão ruins quanto a extinção da espécie humana. Mesmo que a Superinteligência Artificial produza benefícios para a humanidade, há o risco de que ela seja utilizada para o mal e não apenas para o bem da humanidade. A imediata má consequência do progresso da inteligência artificial é o avanço do desemprego em massa com a automação em larga escala dos sistemas produtivos. É provável que os cérebros artificiais superarão a inteligência dos cérebros humanos em 2050 com o advento da Superinteligência Artificial. Esta nova superinteligência pode se tornar muito poderosa. O destino da humanidade se tornaria, portanto, dependente das ações destas máquinas superinteligentes.

Mesmo que a Superinteligência Artificial produza benefícios para a humanidade, há o risco de que ela seja mais utilizada para o mal e não para o bem da humanidade com a tendência de sua maior aplicação para fins militares, isto é, para a guerra cibernética na corrida armamentista no mundo. Com a Superinteligência Artificial, uma ampla gama de consequências poderá ocorrer, incluindo consequências extremamente boas e consequências tão ruins quanto a extinção da espécie humana se ela se voltar contra os seres humanos O que fazer para evitar os maléficos impactos da inteligência artificial sobre a sociedade? Os riscos da Superinteligência Artificial impõe a necessidade de sua regulação para evitar suas maléficas consequências. A Superinteligência Artificial requer que sejam desenvolvidos melhores mecanismos de controle.

É preciso ter esses mecanismos de controle antes de criar os sistemas inteligentes atraindo os maiores especialistas em matemática e ciência da computação para esse campo. É preciso que haja uma forte colaboração de pesquisa entre a comunidade de segurança e a de desenvolvimento da Superinteligência Artificial, e para que todas as partes envolvidas incorporem o Princípio do Bem Comum em todos os projetos de Inteligência Artificial de longo prazo. Esta é uma tecnologia única que deve ser desenvolvida para o bem comum da humanidade. Recentemente, a União Europeia deu um grande passo ao estabelecer regras – as primeiras do mundo – sobre como as empresas podem usar a Inteligência Artificial. É um movimento que abre caminho para padrões globais de uma tecnologia usada em tudo. Que regulamentação similar seja adotada em todo o mundo.

Para assistir o vídeo, acessar o website https://www.youtube.com/watch?v=VJcHVwg5clY

Para ler o artigo completo de 9 páginas em Português, Inglês e Francês, acessar os websites do Academia.edu <https://www.academia.edu/117124908/SUPERINTELIG%C3%8ANCIA_ARTIFICIAL_SEUS_BENEF%C3%8DCIOS_E_MALES_E_O_QUE_FAZER_PARA_EVITAR_SEUS_MAL%C3%89FICOS_IMPACTOS_SOBRE_A_SOCIEDADE>, <https://www.academia.edu/117125029/ARTIFICIAL_SUPERINTELLIGENCE_ITS_BENEFITS_AND_EVILS_AND_WHAT_TO_DO_TO_AVOID_ITS_HARMFUL_IMPACTS_ON_SOCIETY> e <https://www.academia.edu/117125168/LA_SUPERINTELLIGENCE_ARTIFICIELLE_SES_B%C3%89N%C3%89FICES_ET_NUIRES_ET_QUE_FAIRE_POUR_%C3%89VITER_SES_IMPACTS_NUISIBLES_SUR_LA_SOCI%C3%89T%C3%89>, do SlideShare <https://pt.slideshare.net/slideshow/superinteligncia-artificial-seus-benefcios-e-males-e-o-que-fazer-para-evitar-seus-malficos-impactos-sobre-a-sociedadepdf/267132885>, <https://pt.slideshare.net/slideshow/artificial-superintelligence-its-benefits-and-evils-and-what-to-do-to-avoid-its-harmful-impacts-on-societypdf/267132903> e <https://pt.slideshare.net/slideshow/la-superintelligence-artificielle-ses-bnfices-et-nuires-et-que-faire-pour-viter-ses-impacts-nuisibles-sur-la-socitpdf/267132921>, do WordPress <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4259>, <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4262> e <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4264> e do Linkedin <https://www.linkedin.com/pulse/superintelig%2525C3%2525AAncia-artificial-seus-benef%2525C3%2525ADcios-e-males-o-alcoforado-umvaf/?trackingId=HBxygA%2FoCdvkMnUiCwRGwQ%3D%3D>, <https://www.linkedin.com/pulse/artificial-superintelligence-its-benefits-evils-what-do-alcoforado-nrzdf/?trackingId=ruqa%2BS0AlTTomeqr4Nw%2FAg%3D%3D> e <https://www.linkedin.com/pulse/la-superintelligence-artificielle-ses-b%2525C3%2525A9n%2525C3%2525A9fices-et-que-alcoforado-bshhf/?trackingId=9Vk7JOlZxUYYe1B3FZ7TPA%3D%3D>.

  • Fernando Alcoforado, 84, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do IPB- Instituto Politécnico da Bahia, engenheiro pela Escola Politécnica da UFBA e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário (Engenharia, Economia e Administração) e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, foi Assessor do Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da LIGHT S.A. Electric power distribution company do Rio de Janeiro, Coordenador de Planejamento Estratégico do CEPED- Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahia, Subsecretário de Energia do Estado da Bahia, Secretário do Planejamento de Salvador, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), De Collor a FHC- O Brasil e a Nova (Des)ordem Mundial (Editora Nobel, São Paulo, 1998), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona,http://www.tesisenred.net/handle/10803/1944, 2003), Globalização e Desenvolvimento (Editora Nobel, São Paulo, 2006), Bahia- Desenvolvimento do Século XVI ao Século XX e Objetivos Estratégicos na Era Contemporânea (EGBA, Salvador, 2008), The Necessary Conditions of the Economic and Social Development- The Case of the State of Bahia (VDM Verlag Dr. Müller Aktiengesellschaft & Co. KG, Saarbrücken, Germany, 2010), Aquecimento Global e Catástrofe Planetária (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2010), Amazônia Sustentável- Para o progresso do Brasil e combate ao aquecimento global (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2011), Os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Econômico e Social (Editora CRV, Curitiba, 2012), Energia no Mundo e no Brasil- Energia e Mudança Climática Catastrófica no Século XXI (Editora CRV, Curitiba, 2015), As Grandes Revoluções Científicas, Econômicas e Sociais que Mudaram o Mundo (Editora CRV, Curitiba, 2016), A Invenção de um novo Brasil (Editora CRV, Curitiba, 2017),  Esquerda x Direita e a sua convergência (Associação Baiana de Imprensa, Salvador, 2018, em co-autoria), Como inventar o futuro para mudar o mundo (Editora CRV, Curitiba, 2019), A humanidade ameaçada e as estratégias para sua sobrevivência (Editora Dialética, São Paulo, 2021), A escalada da ciência e da tecnologia ao longo da história e sua contribuição ao progresso e à sobrevivência da humanidade (Editora CRV, Curitiba, 2022), de capítulo do livro Flood Handbook (CRC Press, Boca Raton, Florida, United States, 2022), How to protect human beings from threats to their existence and avoid the extinction of humanity (Generis Publishing, Europe, Republic of Moldova, Chișinău, 2023) e A revolução da educação necessária ao Brasil na era contemporânea (Editora CRV, Curitiba, 2023).  
  •  
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Fernando Alcoforado
Fernando Alcoforado
Sobre Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. Professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997),De Collor a FHC — O Brasil.
Salvador, BA Atualizado às 20h06 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 25° Máx. 28°

Ter 28°C 27°C
Qua 28°C 27°C
Qui 28°C 27°C
Sex 28°C 27°C
Sáb 28°C 27°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio