Domingo, 28 de Abril de 2024
29°

Tempo limpo

Salvador, BA

Direitos Humanos FONTE DE VIDA

EM DEFESA DO USO RACIONAL DA ÁGUA, FONTE DE VIDA, NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

Este é o resumo do artigo de 5 páginas que tem por objetivo destacar a importância da água para a vida no planeta Terra, apresentar como surgiu a água em nosso planeta e demonstrar a ausência de racionalidade no uso da água para os seus diversos fins no planeta Terra.

21/03/2024 às 23h15
Por: Colunista Fonte: Fernando Alcoforado*
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Fernando Alcoforado.
Foto: Divulgação / Fernando Alcoforado.

 O Dia Mundial da Água, 22 de março, data criada pela ONU, serve para relembrar que preservar a água é crucial para a vida no planeta como a conhecemos. Todos sabem que a água é fonte da vida. Água é um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais e como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. Água é fonte de vida primordial para todas as plantas e também é muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, assim como para o ser humano. Não há dúvidas de que a água é o bem mais importante para a existência da vida no planeta Terra. Todos nós sabemos da importância da água para a manutenção do nosso organismo.

A água está em toda parte na Terra – nas nuvens, na chuva, nos oceanos, nos rios e até mesmo em nossos próprios corpos – e podemos encontrá-la facilmente em qualquer um dos seus estados líquido, sólido ou gasoso. Mais de dois terços do corpo humano é constituído de água, o nosso cérebro é composto por 75% de água, o sangue por 81% e pulmões por quase 90%. Calcula-se que, em média, o corpo humano consiga sobreviver semanas sem comida, mas a maioria das pessoas só permanece viva de 2 a 4 dias sem água. O fato é que cerca de 71% da superfície terrestre é coberta de água, razão pela qual  chamamos a Terra de planeta azul. Muita gente pergunta como a água surgiu na Terra? A fonte original da água na Terra tem sido um mistério de longa data. Cientistas de diversas áreas do conhecimento - física, química, biologia, geofísica, astronomia, entre outros - vêm buscando há décadas responder a esta pergunta.

Pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Guaratinguetá, em colaboração com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto de Astrobiologia da agência espacial norte-americana (NASA), desenvolveu um modelo computadorizado para determinar a origem da água e da vida na Terra. Esta pesquisa foi realizada no âmbito do projeto de pesquisa “Dinâmica orbital de pequenos objetos”, apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O modelo foi descrito em um artigo publicado no The Astrophysical Journal, da Sociedade Americana de Astronomia, e apresentado no dia 24/02/2014 no UK-Brazil-Chile Frontiers of Science. As hipóteses estudadas consideraram que água existente no planeta Terra teria se originado dos cometas, asteroides e da nebulosa solar que colidiram com a Terra. Segundo este novo modelo, as simulações computacionais indicaram que os cometas contribuíram, no máximo, com 30% da quantidade de água existente no planeta Terra. Os asteroides contribuíram com mais de 50% e uma pequena parcela foi contribuição da nebulosa solar, com 20% de participação.

Cerca de 97,5% da água de nosso planeta está presente nos oceanos e mares, na forma de água salgada, ou seja, imprópria para o consumo humano e da maioria dos outros seres vivos. Dos 2,5% restantes, que perfazem o total de água doce existente, 2/3 estão armazenados nas geleiras e calotas polares. Aproximadamente 0,77% de toda a água está disponível para o nosso consumo, sendo encontrada na forma de rios, lagos, água subterrânea, incluindo ainda a água presente no solo, atmosfera (umidade) e na biota. Mundialmente, há uma visão generalizada de que a água é um recurso inesgotável. Trata-se, entretanto, de enorme engano porque os recursos hídricos, embora renováveis, são limitados. É importante destacar que, de toda a água doce disponível, 70% da água doce é utilizada na irrigação, 22% na indústria e apenas 8% no uso doméstico.

Cerca de 800 milhões de pessoas não têm acesso à água potável em todo o mundo, 2,5 bilhões de pessoas não têm saneamento básico e, entre 3 bilhões e 4 bilhões de pessoas, que corresponde à metade da população mundial, não têm acesso à água de maneira permanente utilizando, todos os dias, uma água de qualidade duvidosa e 11% da população mundial ainda compartilham água com animais em leitos de rios. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), sete pessoas morrem por minuto no mundo por beber água podre e mais de 1 bilhão de pessoas ainda defecam ao ar livre. A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) informa que a demanda mundial da água aumentará 55% até 2050. A previsão é que nesse ano, 2,3 bilhões de pessoas suplementares – mais de 40% da população mundial – não terá acesso à água se medidas adequadas não forem adotadas.

Pelo exposto, a situação acima descrita tende a se agravar diante da deficiência e irracionalidade nas políticas governamentais relativas à proteção do meio ambiente natural, entre os quais estão os mananciais e cursos d'água e a péssima gestão do saneamento básico em inúmeros países do mundo. Além disso, os conflitos internacionais pelo uso da água não serão devidamente solucionados porque não existe um organismo internacional com suficiente autoridade que possibilite sua solução. A ONU precisaria ser reestruturada para se constituir em governo mundial para solucionar este problema. Os conflitos pela água tendem a se agravar ainda mais com a desertificação intensificada pelas mudanças climáticas resultantes do aquecimento global cujo agravamento ocorre no momento em todo o mundo. Além disso, diariamente, rios, riachos, lençóis e aquíferos são contaminados pelos sistemas de esgoto mal tratados, pelo uso de agrotóxicos das lavouras e pelo descarte de lixo tóxico das indústrias. Não temos, portanto, o que comemorar no Dia Mundial da Água. 

Para assistir o vídeo, acessar o website https://www.youtube.com/watch?v=p8-HReBlCNY&t=2s

Para ler o artigo completo de 6 páginas em Português, Inglês e Francês, acessar os websites do Academia.edu <https://www.academia.edu/116514388/EM_DEFESA_DO_USO_RACIONAL_DA_%C3%81GUA_FONTE_DE_VIDA_NO_DIA_MUNDIAL_DA_%C3%81GUA>, <https://www.academia.edu/116514607/IN_DEFENSE_OF_THE_RATIONAL_USE_OF_WATER_A_SOURCE_OF_LIFE_ON_WORLD_WATER_DAY> e <https://www.academia.edu/116514688/POUR_LA_D%C3%89FENSE_DE_LUTILISATION_RATIONNELLE_DE_LEAU_SOURCE_DE_VIE_%C3%80_LOCCASION_DE_LA_JOURN%C3%89E_MONDIALE_DE_LEAU>, do SlideShare <https://pt.slideshare.net/slideshow/em-defesa-do-uso-racional-da-gua-fonte-de-vida-no-dia-mundial-da-guapdf/266907348>, <https://pt.slideshare.net/slideshow/in-defense-of-the-rational-use-of-water-a-source-of-life-on-world-water-daypdf/266907365> e <https://pt.slideshare.net/slideshow/pour-la-dfense-de-lutilisation-rationnelle-de-leau-source-de-vie-loccasion-de-la-journe-mondiale-de-leaupdf/266907374>, do WordPress <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4210>, <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4213> e <https://wordpress.com/post/blogdefalcoforado.com/4215> e do Linkedin <https://www.linkedin.com/pulse/em-defesa-do-uso-racional-da-%2525C3%2525A1gua-fonte-de-vida-dia-alcoforado-b9zof/?trackingId=vaIWb3zN4wUtb1cuBfdldQ%3D%3D>, <https://www.linkedin.com/pulse/defense-rational-use-water-source-life-world-day-alcoforado-gbvtf/?trackingId=pV05l6ZpMzWeeEaaRDGsoA%3D%3D> e <https://www.linkedin.com/pulse/pour-la-d%2525C3%2525A9fense-de-lutilisation-rationnelle-leau-vie-%2525C3%2525A0-alcoforado-rqtif/?trackingId=FNDXZeruwF4Zjdm8HbM76g%3D%3D>.

  • Fernando Alcoforado, 84, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do IPB- Instituto Politécnico da Bahia, engenheiro pela Escola Politécnica da UFBA e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário (Engenharia, Economia e Administração) e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, foi Assessor do Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da LIGHT S.A. Electric power distribution company do Rio de Janeiro, Coordenador de Planejamento Estratégico do CEPED- Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahia, Subsecretário de Energia do Estado da Bahia, Secretário do Planejamento de Salvador, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), De Collor a FHC- O Brasil e a Nova (Des)ordem Mundial (Editora Nobel, São Paulo, 1998), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona,http://www.tesisenred.net/handle/10803/1944, 2003), Globalização e Desenvolvimento (Editora Nobel, São Paulo, 2006), Bahia- Desenvolvimento do Século XVI ao Século XX e Objetivos Estratégicos na Era Contemporânea (EGBA, Salvador, 2008), The Necessary Conditions of the Economic and Social Development- The Case of the State of Bahia (VDM Verlag Dr. Müller Aktiengesellschaft & Co. KG, Saarbrücken, Germany, 2010), Aquecimento Global e Catástrofe Planetária (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2010), Amazônia Sustentável- Para o progresso do Brasil e combate ao aquecimento global (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2011), Os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Econômico e Social (Editora CRV, Curitiba, 2012), Energia no Mundo e no Brasil- Energia e Mudança Climática Catastrófica no Século XXI (Editora CRV, Curitiba, 2015), As Grandes Revoluções Científicas, Econômicas e Sociais que Mudaram o Mundo (Editora CRV, Curitiba, 2016), A Invenção de um novo Brasil (Editora CRV, Curitiba, 2017),  Esquerda x Direita e a sua convergência (Associação Baiana de Imprensa, Salvador, 2018, em co-autoria), Como inventar o futuro para mudar o mundo (Editora CRV, Curitiba, 2019), A humanidade ameaçada e as estratégias para sua sobrevivência (Editora Dialética, São Paulo, 2021), A escalada da ciência e da tecnologia ao longo da história e sua contribuição ao progresso e à sobrevivência da humanidade (Editora CRV, Curitiba, 2022), de capítulo do livro Flood Handbook (CRC Press, Boca Raton, Florida, United States, 2022), How to protect human beings from threats to their existence and avoid the extinction of humanity (Generis Publishing, Europe, Republic of Moldova, Chișinău, 2023) e A revolução da educação necessária ao Brasil na era contemporânea (Editora CRV, Curitiba, 2023).
  •  
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Fernando Alcoforado
Fernando Alcoforado
Sobre Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. Professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997),De Collor a FHC — O Brasil.
Salvador, BA Atualizado às 11h05 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 27° Máx. 29°

Seg 28°C 26°C
Ter 28°C 27°C
Qua 28°C 27°C
Qui 28°C 26°C
Sex 28°C 27°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio