O prazo das inscrições para a chamada da Teia de Soluções encerra na próxima sexta-feira (02). Este edital selecionará propostas inovadoras para fortalecer as cadeias de sociobiodiversidade no Cerrado de Goiás, Zona Costeira da Bahia e Mata Atlântica (Paraná, sul de São Paulo, norte de Santa Catarina e 17 municípios do Rio de Janeiro).
As iniciativas devem propor ideias de soluções práticas para o desafio lançado, de forma multidisciplinar e colaborativa, englobando a região escolhida. Ao final do processo, até R$ 4 milhões serão destinados para o desenvolvimento dos melhores projetos nessas regiões, sendo R$ 1 milhão no Paraná.
A Teia de Soluções é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e a Fundação Araucária (FA), com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná.
O termo sociobiodiversidade envolve serviços oferecidos por comunidades locais a partir da natureza. São produtos nativos comercializados a partir de processos responsáveis e sustentáveis, sem impacto negativo ao meio ambiente. Nesse contexto, estão turismo de natureza, frutos, óleos, pesca artesanal, alimentos beneficiados, entre outros. Na Mata Atlântica, o foco é contribuir para a ampliação do impacto socioambiental positivo do bioma sobre comunidades locais. Confira os detalhes AQUI .
“A Mata Atlântica, além de ser uma das áreas mais ricas em biodiversidade, também apresenta inúmeras oportunidades de produtos e serviços da sociobiodiversidade, com a possibilidade de gerar trabalho e renda para as comunidades tradicionais e fortalecer a manutenção da floresta em pé. No entanto, ainda existem muitos gargalos para o desenvolvimento das cadeias produtivas, por isso que ações como esta chamada são de fundamental importância para a resolução desses gargalos”, analisa o diretor de Ciência, Tecnologia e de Inovação da FA, Luiz Márcio Spinosa.
PASSO A PASSO– Os projetos serão contemplados a partir de duas fases. Na Fase 1 o proponente deverá realizar a submissão da proposta de solução simplificada, informando de forma sucinta e direta o que se pretende fazer, além de gravar um pitch (apresentação) da proposta e realizar o envio dos documentos. As propostas serão avaliadas por um Comitê Avaliador, que selecionará até 20 soluções com maior aderência aos preceitos do edital. A Fase 2 consiste no detalhamento das propostas de solução através de um novo formulário e pitch. Nesta fase, os integrantes das soluções receberão o feedback de avaliadores e contarão com o apoio de mentores para que possam aprimorar a solução.
Serviço:
Chamada – Teia de Soluções
Inscrições: até o dia 2 de junho
Mais informações e inscrições: https://chamada.teiadesolucoes.com.br/
Mín. 24° Máx. 25°