Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Especiais ARTIGO

LOUCOS E CEGOS CONDUZEM O MUNDO RUMO A NOVA GUERRA MUNDIAL

Este artigo tem por objetivo demonstrar que o mundo em que vivemos é governado por loucos que dominados pela cegueira conduzem o mundo rumo a uma nova guerra mundial. William Shakespeare, um dos maiores dramaturgos da história, nascido no Reino Unido em 1564 e falecido em 1616, é autor da frase “é a praga do tempo quando os loucos guiam os cegos” em uma fala de sua peça teatral O rei Lear e, também, da frase “o que passa pela cabeça dessas pessoas que brincam com a morte?” em sua peça teatral Hamlet. Estas duas frases de Shakespeare refletem o tempo em que vivemos, em que os loucos governantes da Rússia e dos Estados Unidos guiam os cegos governantes da maioria dos países do mundo a eles aliados que alimentam a possibilidade de nos defrontarmos com a eclosão de uma guerra mundial ao radic

22/03/2022 às 16h39 Atualizada em 22/03/2022 às 16h53
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Fernando Alcoforado*
Compartilhe:
Alcoforado:
Alcoforado: "O que passa pela cabeça dessas pessoas que brincam com a morte e o fim da humanidade?" Foto: Divulgação

Os loucos governantes dos Estados Unidos e dos países da União Europeia radicalizaram ao desencadear uma guerra econômica contra a Rússia que pode contribuir para que haja o enfraquecimento político de Wladimir Putin no poder, seja por defecções das classes dominantes internas que, prejudicadas pelas sanções econômicas e financeiras das grandes potências ocidentais, discordem de sua estratégia de guerra na Ucrânia e o derrubem, seja, também, pela ação das forças políticas de oposição, as quais podem levar à mudança no comando político do país com o afastamento de Putin do poder. Mas, esta situação pode fazer com que, em contrapartida, Putin radicalize no confronto com os Estados Unidos, a União Europeia e a OTAN como tentativa de se manter no poder e se impor diante do poder das grandes potências ocidentais. Diante deste fato, Putin pode lançar mão de seu arsenal nuclear que pode desencadear uma nova guerra mundial. As consequências para humanidade seriam nefastas neste último caso porque haveria o fim da espécie humana.

Os loucos governantes da Rússia, Wladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, radicalizaram suas posições que levaram à eclosão da guerra e à devastação a que foi submetida a Ucrânia. A loucura de Zelensky residiu no fato de não ter cumprido o Acordo de Minsky sobre a emancipação de Donetsk e Luhansk e ter incorporado na Constituição da Ucrânia a intenção de incorporar o país à União Europeia e à OTAN que é considerada ameaça militar à Rússia haja vista o cerco que foi construído após o fim da União Soviética com a adesão à esta aliança militar ocidental e à União Europeia pelos países que compunham o sistema socialista do leste europeu. Adicione-se a tudo isto o desejo manifesto de Zelensky de a OTAN impedir nenhum voo no espaço aéreo da Ucrânia que contribuiria para desencadear uma nova guerra mundial. A loucura de Putin se manifesta no fato de ter invadido a Ucrânia em desrespeito à Carta das Nações Unidas e admitir a possibilidade de utilizar armas nucleares neste conflito em represália à ação das potências ocidentais de apoio à Ucrânia.

O que passa pela cabeça dessas pessoas que brincam com a morte e o fim da humanidade? Os loucos dirigentes dos Estados Unidos, União Europeia e OTAN estão se esquecendo que ao desencadear uma guerra econômica como a que realiza contra a Rússia pode fazê-la se transformar em uma guerra real de abrangência mundial porque poderá fazer com que Wladimir Putin radicalize suas ações no confronto contra seus inimigos haja vista que para ele para a Rússia se trata de um jogo de vida ou morte. O futuro de Putin e da Rússia depende do desfecho a eles favorável da guerra entre Rússia e Ucrânia e do atendimento de suas exigências pela Ucrânia de reconhecimento da Crimeia como território russo e da independência das regiões de Luhansk e Donetsk, o abandono de sua pretensão de integrar a União Europeia e a OTAN e a desmilitarização do país. É inevitável a vitória da Rússia na guerra, mas o maior problema virá no pós-guerra porque a Rússia terá que arcar com os custos políticos e militares de manutenção de sua dominação da Ucrânia, além de ter de enfrentar a guerra de guerrilha dos derrotados na guerra que contarão com o apoio das potências ocidentais e da OTAN.  

Putin sabe, também, que a integração da Rússia à economia capitalista globalizada ficou definitivamente comprometida com a permanência dele à frente da Rússia porque o poder mundial do capitalismo transformou este país em pária internacional. Para sobreviver economicamente, a Rússia terá que aprofundar suas relações comerciais com a China.  É preciso saber se as relações comerciais com a China compensarão as perdas que terá com o fim do intercâmbio comercial com as potências ocidentais. Se as relações econômicas com a China compensar a perda que terá com o fim do intercâmbio comercial com as potências ocidentais, a Rússia poderá se reerguer da crise atual, Se isto não ocorrer, a Rússia poderá sofrer regressão econômica e terá que enfrentar sérios problemas políticos, econômicos e sociais internos que podem abalar a estrutura de poder do país. Este cenário pode contribuir para a queda de Putin do poder no futuro.

Continua após a publicidade

O mundo não é composto apenas por governantes loucos e cegos. A loucura e a cegueira atingiram os dirigentes das empresas que deixaram de estabelecer relações comerciais com a Rússia, como a Apple, Samsung, Microsoft, Facebook, Twitter, Google, Spotfy, YouTube, Boeing, Airbus, Ford, General Motors, Toyota, Shell, British Petroleum, Mastercard, Visa, Amex e McDonald´s, entre outras, alimentando o processo de radicalização contra a Rússia. A loucura e a cegueira alcançaram, também, os governantes da maioria dos países do mundo que, como manada, tomaram decisões quase unânimes de condenação da Rússia pela invasão à Ucrânia na Assembleia Geral da ONU ao invés de atuarem no sentido de buscarem uma solução negociada para o conflito. A ONU, que deveria mediar o conflito, foi dominada, também, pela loucura e pela cegueira ao deixar de ser instrumento de construção da paz mundial e passar a ser instrumento de promoção da guerra. Repetindo Shakespeare “o que passa pela cabeça dessas pessoas que brincam com a morte?”. Eu pergunto: o que se passa pela cabeça dessas pessoas que brincam com o fim da espécie humana?

Loucos e cegos são, também, os fabricantes de armamentos, isto é, a indústria bélica do mundo, especialmente dos Estados Unidos, que fomentam guerras para ganhar dinheiro.    Não é coincidência que os Estados Unidos sejam um dos países que mais se beneficiam economicamente de confrontos armados, já que as maiores exportadoras de armas do mundo são norte-americanas. Dos 10 maiores fabricantes de armas do mundo, seis são norte-americanas, sendo cinco delas líder da indústria bélica mundial. Pudessem ser exibidos à luz do dia, veríamos que os principais patrocinadores dessa guerra fratricida é a indústria bélica, de ambos os lados das trincheiras. A indústria bélica patrocina a guerra na Ucrânia como promoveu outras guerras no passado para ganhar dinheiro. A produção recorde de armamentos, cada vez mais letais e cirúrgicos, necessita ser posta para funcionar na prática. Nas mãos de loucos, essas tecnologias mortíferas acabam promovendo o show de horrores que as emissoras de TV transmitem ao vivo e a cores.

Continua após a publicidade

Os loucos governantes das potências ocidentais e dos demais países do mundo e os dirigentes das empresas que boicotam a Rússia adotam cegamente as sanções econômicas e financeiras contra a Rússia subestimando que ela possa usar suas armas nucleares, realizar ataques cibernéticos e desestabilizar a economia mundial com a cessação do suprimento de petróleo e gás natural. Independentemente do uso de armas nucleares, tudo pode piorar bem mais, se Putin assim quiser. A Rússia pode desencadear ataques cibernéticos que podem ter como alvo bancos, empresas, indivíduos e até infraestruturas nacionais fundamentais e, como um dos grandes produtores mundiais de insumos energéticos, pode cessar o suprimento de petróleo e gás natural que pode afetar o crescimento da economia mundial em 2022 graças ao impacto da inflação que poderá se elevar com a possibilidade de os preços do petróleo e do gás natural crescerem vertiginosamente.    

A eclosão de uma nova guerra mundial poderá ocorrer se a asfixia econômica e financeira da Rússia ameaçar desestabilizar o poder de Putin internamente. Putin já está considerando as sanções econômicas e financeiras a ela impostas pelos Estados Unidos e União Europeia como uma declaração de guerra. Por sua vez, a linha vermelha para a OTAN intervir no conflito é se a Rússia ameaçar algum de seus Estados membros quando a aliança militar ocidental será obrigada a defender qualquer Estado membro que seja atacado de acordo com o Artigo 5 da OTAN. Esta situação pode ocorrer a qualquer momento dada a proximidade territorial entre a Rússia e os países da OTAN. Cabe observar que a Rússia e os Estados Unidos têm conjuntamente mais de 8 mil ogivas nucleares. Os riscos são extremamente elevados para a humanidade. Está nas mãos desses loucos a existência futura dos seres humanos.                

Continua após a publicidade

O vídeo abordando o tema deste artigo pode ser acessado através do website <https://www.youtube.com/watch?v=gpD0iz9rRMw>.                                                                     

* Fernando Alcoforado, 82, condecorado com a Medalha do Mérito da Engenharia do Sistema CONFEA/CREA, membro da Academia Baiana de Educação, engenheiro e doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, professor universitário e consultor nas áreas de planejamento estratégico, planejamento empresarial, planejamento regional e planejamento de sistemas energéticos, é autor dos livros Globalização (Editora Nobel, São Paulo, 1997), De Collor a FHC- O Brasil e a Nova (Des)ordem Mundial (Editora Nobel, São Paulo, 1998), Um Projeto para o Brasil (Editora Nobel, São Paulo, 2000), Os condicionantes do desenvolvimento do Estado da Bahia (Tese de doutorado. Universidade de Barcelona,http://www.tesisenred.net/handle/10803/1944, 2003), Globalização e Desenvolvimento (Editora Nobel, São Paulo, 2006), Bahia- Desenvolvimento do Século XVI ao Século XX e Objetivos Estratégicos na Era Contemporânea (EGBA, Salvador, 2008), The Necessary Conditions of the Economic and Social Development- The Case of the State of Bahia (VDM Verlag Dr. Müller Aktiengesellschaft & Co. KG, Saarbrücken, Germany, 2010), Aquecimento Global e Catástrofe Planetária (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2010), Amazônia Sustentável- Para o progresso do Brasil e combate ao aquecimento global (Viena- Editora e Gráfica, Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, 2011), Os Fatores Condicionantes do Desenvolvimento Econômico e Social (Editora CRV, Curitiba, 2012), Energia no Mundo e no Brasil- Energia e Mudança Climática Catastrófica no Século XXI (Editora CRV, Curitiba, 2015), As Grandes Revoluções Científicas, Econômicas e Sociais que Mudaram o Mundo (Editora CRV, Curitiba, 2016), A Invenção de um novo Brasil (Editora CRV, Curitiba, 2017),  Esquerda x Direita e a sua convergência (Associação Baiana de Imprensa, Salvador, 2018, em co-autoria), Como inventar o futuro para mudar o mundo (Editora CRV, Curitiba, 2019) e A humanidade ameaçada e as estratégias para sua sobrevivência (Editora Dialética, São Paulo, 2021)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Salvador - BA
Sobre o município A capital do estado da Bahia, famosa pela arquitetura, culinária e por ser uma das cidades turísticas mais conhecidas do Brasil. A cidade recebeu grande influência africana em vários aspectos culturais, o que a torna o centro da cultura afro-brasileira. Salvador é uma das mais antigas cidades da América, e por muito tempo foi conhecida como Cidade da Bahia, pelos moradores, a diferenciava de outras cidades com o mesmo nome. Foi a primeira capital do Brasil e 1.º sede da administração colonial.
Salvador, BA Atualizado às 19h09 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 26° Máx. 27°

Dom 28°C 26°C
Seg 28°C 26°C
Ter 28°C 26°C
Qua 28°C 26°C
Qui 28°C 27°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes