Quinta, 20 de Fevereiro de 2025
30°

Tempo limpo

Salvador, BA

Arte Espetáculos

Curto Circuito das Artes entra na última semana de apresentações gratuitas em Salvador.

Até domingo (16), sete espetáculos de teatro, música e dança vão se dividir entre espaços culturais da capital baiana

12/02/2025 às 21h43 Atualizada em 12/02/2025 às 21h52
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Reinaldo Oliveira / Assessoria
Compartilhe:
Sarauzinho da Calu (Foto: Lucas Barral)
Sarauzinho da Calu (Foto: Lucas Barral)

Após 6 semanas oferecendo ao roteiro cultural de Salvador espetáculos gratuitos para diferentes públicos e em diversos pontos da cidade, a programação do Curto Circuito das Artes chega ao fim esta semana. É a última chance de conferir peças teatrais, espetáculos de dança e apresentações de música, além de vivências imersivas regadas de representatividade, entretenimento, elementos lúdicos para a criançada e de talentos do cenário artístico baiano.

Para os adultos, a peça “Surf no Caos” será encenada no dia 14 de fevereiro, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, às 19h, prometendo uma experiência teatral provocante e envolvente, além de um bate-papo enriquecedor com a atriz Rita Assemany depois da apresentação. Enquanto isso, o Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360° recebe no palco a peça “Do outro lado do Mar”, às 19h, e a oficina “Ato de Teatro”, no dia 15 de fevereiro, das 9h às 13h, para os interessados em colocar em prática suas habilidades de atuação.

Na sexta-feira (14), às 19h, a coreógrafa e intérprete Jaqueline Elesbão retorna com a apresentação de Entrelinhas, desta vez no Sesi Casa Branca. Direcionado ao público adulto, o espetáculo discute a violência contra a mulher e evidencia como a voz da mulher negra é historicamente silenciada dentro de uma sociedade opressora, machista e de mentalidade escravocrata. No sábado (15), o palco do Sesi Casa Branca dá lugar ao espetáculo “Síbí Dúdú - A ponte entre as gerações”, protagonizado por Nega Duda em um show que une Samba de Roda, percussão, tradição, negritude, cultura popular e ancestralidade.

Já o público infantil está convidado a se divertir com toda a família durante o espetáculo musical “Lilica Rocha - Baba Yaga: O futuro é agora!”. As apresentações acontecem no espaço Sesi Casa Branca, nos dias 12 e 13 de fevereiro, às 15h, e no Teatro Gregório de Mattos, no dia 14 de fevereiro, às 15h. Nesta quinta-feira (13), das 9h às 11h, poucas horas antes de começar o espetáculo no Sesi Casa Branca, haverá vagas para 20 crianças de 8 a 14 anos, acompanhadas de seus responsáveis, ganharem uma manhã de aprendizado com a Vivência imersiva: “Brincando de fazer música”.

Continua após a publicidade

Representatividade - Outro destaque para as crianças é o projeto Tardes Pretinhas, que promove reflexões sobre ancestralidade e representatividade afro-brasileira. A programação inclui contação de histórias, oficinas lúdicas de formação em teatro e, em seguida, os espetáculos Sarauzinho da Calu e A Casa Encantada, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, dia 15 de fevereiro, às 16h, e no dia 16, também às 16h, no Espaço Boca de Brasa 360 º.

Inspirado no premiado livro Calu, uma Menina Cheia de Histórias, publicado pela Editora Malê com prefácio de Lázaro Ramos, a peça Sarauzinho da Calu é dirigida pela atriz, escritora e dramaturga Cássia Valle. O espetáculo utiliza poesia, música e literatura infantil para abordar temas como representatividade, tradição, memória e identidade, narrando as aventuras de uma menina negra que cria um universo alternativo carregado de símbolos da cultura afro-brasileira.

Já A Casa Encantada presta uma homenagem ao circo e às brincadeiras de infância, mostrando de forma simbólica a importância de cada um se reconhecer nos pequenos detalhes do mundo e na construção de suas identidades. O personagem que conduz a história é um Griot, símbolo tradicional de contadores de histórias responsáveis por apresentar às crianças as contribuições da matriz africana.

Continua após a publicidade

Magia e alegria- Ainda no domingo (16), o Sesi Casa Branca abre as portas, às 16h, para “Clássicas, Uma Montagem Teatral Circense”, um espetáculo que homenageia os clássicos da dramaturgia dos palhaços. Na sequência, o público poderá mergulhar no universo circense com um bate-papo com os atores que dão vida aos personagens em cena.

A magia do circo promete levar muitas gargalhadas para as crianças com a performance dos circenses Luana Serrat, Nina Porto e Nana Porto, que interpretam os palhaços "Branco" e "Augusto", personagens tradicionais do teatro e do circo. Durante o espetáculo, as atrizes se revezam em grandes trapalhadas e exploram mudanças sensíveis nos tipos de palhaços. 

Sobre o Curto Circuito das Artes - Com uma agenda que alia arte, diversidade e inclusão, o Curto Circuito das Artes reforça que Salvador é um destino que vai muito além das suas belezas naturais, proporcionando uma experiência cultural imperdível neste verão.

Continua após a publicidade

Realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Prefeitura de Salvador), em parceria com a Funarte, do Ministério da Cultura (Governo Federal), o Curto Circuito das Artes dinamizou 10 espaços culturais de Salvador entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, com uma programação vibrante e diversificada. Foram promovidas 3 residências artísticas, 1 exposição de artes visuais, 15 atividades formativas e 57 apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo e música , todas atividades gratuitas com o objetivo de movimentar a cena cultural da cidade, promovendo o acesso à cultura. A iniciativa busca envolver e inspirar o público de todas as idades, fortalecendo a conexão com as artes de maneira autêntica.

Clássicas (Foto: Gabrielle Guido)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

1- Lilica Rocha - “Baba Yaga: O futuro é agora!”

Duração: 70 min 

Classificação: Livre

Sinopse: Projeto de difusão do segundo disco de Lilica Rocha. No show teremos canções dos discos de Lilica e grandes sucessos da MPB na voz da artista. Buscamos alcançar crianças e seus responsáveis através da representatividade artística infantil, impulsionados pela importância de projetar um trabalho de qualidade artística e sociopolítica, que é o segundo disco da carreira de Lilica.

Apresentações:

Teatro Gregório de Mattos - 14/02 (sexta-feira), às 15h

SESI Casa Branca - 12/02 (quarta-feira), às 15h, e 13/02 (quinta- feira) às 15h

Atividade formativa alinhada à programação

Vivência imersiva “Brincando de fazer música”

Duração: 2h

Público alvo: 8 a 14 anos - 20 vagas (crianças + responsáveis) 

Local: Sesi Casa Branca - 13/02 (quinta-feira), 9h às 11h

 

2- Projeto: Tardes Pretinhas

Espetáculos:  “Sarauzinho da Calu” e  “A Casa Encantada”

Duração: 4h (ação formativa + apresentação)

Classificação: Livre

*O projeto é dividido em dois momentos: No primeiro momento contação de história e as oficinas. No segundo momento será realizado apresentação de dois dos espetáculos do repertório do grupo. Apresentações:

Espaço Boca de Brasa Cajazeiras - 15/02 (sábado), às 16h

Espaço Boca de Brasa 360- 16/02 (domingo), às 16h

Atividade formativa alinhada à programação

Contação de história + Oficina de musicalização

Duração: 2h

Público alvo: 5 a 10 anos - 20 vagas (crianças + responsáveis) 

Local: Espaço Boca de Brasa Cajazeiras - 15/02 (sábado), 13h às 15h

 

3- Espetáculo: “Clássicas, Uma Montagem Teatral Circense”

Duração: 60min

Classificação: Livre

Sinopse: “Clássicas, Uma Montagem Teatral Circense” é um espetáculo que homenageia os clássicos da dramaturgia dos palhaços. Em cena, as circenses Carol Guedes, Luana Serrat e Nina Porto vivem os palhaços “Branco” e “Augusto”, personagens tradicionais do teatro e do circo. Durante o espetáculo as atrizes circenses se revezam em grandes trapalhadas e experimentam mudanças sensíveis no ser e agir dos tipos de palhaços. As trocas de figurino no decorrer da apresentação tem um importante papel na mudança de “estado” das palhaças Kerol Zene, Strik Nina e...Piu-Piu!

Apresentação:

SESI Casa Branca - 16/02 (domingo), às 16h

 

4- Espetáculo: “Surf no Caos”

Duração: 55min

Classificação: 14 anos

Sinopse: Rita Assemany apresenta "Surf no Caos", monólogo escrito por Aninha Franco que questiona a natureza humana através da perspectiva de Lucy, o primeiro ser humano primitivo. O espetáculo mistura linguagens artísticas, reflexões sobre existência, liberdade e os caminhos da humanidade.

Apresentação + bate-papo:

Espaço Boca de Brasa Cajazeiras - 14/02 (sexta-feira), às 19h

 

5- Espetáculo: “Do outro lado do Mar”

Duração: 60min

Classificação: 12 anos

Sinopse: A peça acontece em uma praia deserta, onde foi instalado um balcão de atendimento da prefeitura para serviços burocráticos. Ali, uma funcionária pública dedicada e prestes a se aposentar espera sozinha alguém que apareça precisando do seu trabalho.De um barco chega um homem jovem, sem nome ou sobrenome, que não sabe onde nasceu, em busca da emissão de um documento que comprove a sua existência. Assim surge uma história carregada de poesia que, com aparente simplicidade,provoca uma profunda reflexão sobre o trabalho, a solidão, a burocracia, a identidade real e a identidade oficial.

Apresentação:

Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360° - 14/02 (sexta- feira), às 19h

Atividade formativa alinhada à programação
Oficina: Ato de Teatro 

Duração: 6h 

Público alvo: Diverso - 20 vagas

Local: Espaço Boca de Brasa Cajazeiras - 15/02, 9h às 13h

 

6- Dança: “Entrelinhas”

Duração: 35min

Classificação: 18 anos

Sinopse: Num diálogo entre o passado e o presente, o espetáculo discute a violência contra a mulher e evidencia como a voz da mulher negra é historicamente silenciada dentro de uma sociedade opressora, machista e de mentalidade escravocrata – e que, assim, fomenta a violência. A coreógrafa e intérprete Jaqueline Elesbão costura uma narrativa essencialmente visual, quase sem palavras, que apresenta uma série de imagens e referências históricas (símbolos determinantes à existência feminina). Em cena, a artista traz objetos como uma máscara de flandres – usada durante o período de escravidão brasileiro, para impedir que servos ingerissem alimentos e bebidas, e lembrada na imagem da serva Anastácia, submetida a sessões de tortura enquanto o artefato lhe cobria a boca. Alternando-se entre as figuras de vítima e algoz, Elesbão também expõe elementos religiosos e indumentárias femininas, como o sutiã e o salto alto, ícones de liberdade e amarra do corpo da mulher.

Apresentação:

SESI Casa Branca - 14/02 (sexta-feira), às 19h

 

7- Música: “Ṣíbí Dúdú - A ponte entre as gerações”

Duração: 1h30

Classificação: Livre

Sinopse: O projeto Sibí Dúdú visa a preservação e celebração da cultura de matriz africana em Salvador através das raízes do samba de roda, popularizando entre as novas gerações costumes antigos. Apresenta aos soteropolitanos Nega Duda, considerada um dos maiores nomes contemporâneos da cultura popular, pois leva o Samba de Roda, patrimônio imaterial da Bahia para o Brasil e para o mundo. Nega Duda traz na força, altivez e vestimentas todo um legado de tradição, negritude, cultura popular, ancestralidade. Ela se une à Orquestra de Atabaques do grupo Mãos no Couro (oriundos do Terreiro Ganzua Mugambo Monongunzu), projeto percussivo soteropolitano que se consagrou com os ritmos da música de matriz africana. Ainda realizarão participações os grupos  Omo Obá, Geo da Viola, Alacorim e Viola de Isa.

Apresentação:

SESI Casa Branca - 15/02 (sábado), às 16h

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Salvador - BA
Sobre o município A capital do estado da Bahia, famosa pela arquitetura, culinária e por ser uma das cidades turísticas mais conhecidas do Brasil. A cidade recebeu grande influência africana em vários aspectos culturais, o que a torna o centro da cultura afro-brasileira. Salvador é uma das mais antigas cidades da América, e por muito tempo foi conhecida como Cidade da Bahia, pelos moradores, a diferenciava de outras cidades com o mesmo nome. Foi a primeira capital do Brasil e 1.º sede da administração colonial.
Salvador, BA Atualizado às 15h10 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 27° Máx. 28°

Sex 27°C 26°C
Sáb 28°C 26°C
Dom 27°C 26°C
Seg 27°C 26°C
Ter 27°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes