

Esta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Guarda Municipal vão dar início ao projeto-pilotode videomonitoramento nas escolas da Rede Municipal de Ensino. As primeiras unidades contempladas serão a Milton Santos, no bairro Patagônia, e a Cláudio Manuel da Costa, no Alto Maron.
Em reunião do secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, na sexta-feira (14), com os gestores das duas escolas ficou definido que a partir de hoje (17), técnicos da empresa responsável pela instalação dos equipamentos farão visitas às unidades de ensino para conhecer a realidade de cada uma e identificar os locais onde há necessidade de câmeras.

“As escolas vão me dizer toda a situação, todos os pontos críticos e pontos cegos, aqueles que tenham uma certa dificuldade de fiscalização”, explicou o empresário Alex Cunha, proprietário da empresa do ramo de internet e segurança parceria da Prefeitura no projeto.
De início, uma câmera será instalada na entrada de cada uma das duas escolas escolhidas. A partir daí, outros equipamentos serão instalados nos locais onde houver necessidade, conforme o diálogo com os gestores escolares. Segundo Alex Cunha, são dispositivos de videomonitoramento inteligente, incluindo o reconhecimento facial e a contagem de pessoas que passam pelos setores monitorados pelas lentes.
Importante registrar que não serão monitoradas as partes internas dos banheiros, nem das salas de aula. A vigilância será feita nas áreas de convivência, como os pátios e a parte externa das escolas.
Todas as imagens deverão ser monitoradas por agentes da Guarda Municipal, numa central que será implantada no Centro Cultural Glauber Rocha. Também está prevista a participação das polícias Civil e Militar.
Por ora, não há custos para a Prefeitura com a aquisição e instalação das câmeras. Os investimentos serão feitos quando o projeto-piloto for estendido ao restante da Rede Municipal. “A intenção é de que, muito em breve, estejamos adquirindo todo o equipamento referente ao videomonitoramento, que será instalado em todas as escolas da Rede Municipal de Vitória da Conquista”, informou o secretário Edgard Larry.

Segundo ele, será montado um cronograma para atender todas as escolas do município. “É necessário que a gente desenvolva várias ações para dotar a nossa Rede Municipal, nossos profissionais, alunos, pais, e toda a comunidade, com uma segurança necessária neste momento tão difícil e conturbado que nós estamos vivenciando”, afirmou, referindo-se aos casos de invasões e ataques a escolas, que vêm ocorrendo em vários pontos do país nas últimas semanas.
Segundo o comandante da GM, Cristóvão Lemos, a situação em Vitória da Conquista está sendo monitorada de forma permanente. As medidas adotadas envolvem o aumento da presença de guardas municipais fixos nas escolas e o uso da tecnologia.
“Se houver algum problema de emergência, os guardas municipais vão atender. Se for algo mais grave, vamos acionar a Polícia Militar, pois, dentro do nosso projeto, temos as forças amigas, que são a PM, a Polícia Federal, a Polícia Civil e o Conselho Tutelar. A gente trabalha com várias mãos para fazer a segurança pública”, resumiu Lemos.

Depois de se reunir com o titular da Smed e o comandante da Guarda Municipal, a diretora da Escola Municipal Milton Santos, Gilmária Chagas, relatou ter recebido a notícia com alívio. “Infelizmente, a violência tem chegado cada vez mais perto dos lugares que a gente não esperava. E a escola está sendo palco de muitos acontecimentos tristes, que têm deixado a sociedade abalada. Essa novidade, esse acompanhamento que nós vamos ter na escola, é motivo de alegria. Infelizmente, eu digo isso, porque está sendo muito necessário”, confidenciou Gilmária.
“A gente vê, cada vez mais, o tráfico de drogas chegando em todos os locais, e na escola não está sendo diferente. Então, a gente fica grata por essa iniciativa, e mais aliviado. Certamente, a comunidade também irá sentir esse mesmo alívio que nós, da gestão escolar, estamos sentindo”, concluiu a gestora.
Educação Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral
Educação CLDF homenageará os 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião
Ceará Com investimento superior a R$ 12,8 milhões do Governo do Ceará, Trairi ganha novo prédio para Escola em Tempo Integral
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas
Educação Leia Paraná entra em campo com projeto da Copa e fortalece leitura nas escolas estaduais Mín. 23° Máx. 25°