
O resultado da maratona Hackatchê, que envolve estudantes e professores da rede estadual de ensino, foi anunciado nesta quarta-feira (29/3), durante o South Summit Brazil 2023. A grande vencedora foi a equipe Conexão Emocional, da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, do município de Campo Bom. A final da competição ocorreu no palco RS Innovation Stage, com a presença do governador Eduardo Leite.
Leite anunciou a escola ganhadora ao lado do vice-governador Gabriel Souza e da secretária da Educação, Raquel Teixeira. O grupo Conexão Emocional, que saiu campeão, desenvolveu um projeto para melhorar a saúde mental no ambiente escolar. Os alunos idealizaram uma plataforma digital capaz de oferecer suporte especializado a jovens que estejam enfrentando problemas emocionais, como transtornos de ansiedade.
Em seu discurso, o governador parabenizou a todas as equipes finalistas pelos trabalhos desenvolvidos e deixou um recado aos estudantes que participaram da disputa. "Todos vocês que chegaram até aqui são vencedores. Em um universo de 124 escolas, apenas seis foram selecionadas e estão aqui, em um dos maiores eventos de inovação do planeta. Todas as ideias são muito boas e tratam de temas importantes para a sociedade”, ressaltou.
Das 124 escolas inscritas, seis foram pré-selecionadas e apenas três chegaram à final. Durante a final, no South Summit Brazil, cada uma das finalistas teve três minutos para apresentar seus projetos. Na sequência, o júri, formado por secretários de Estado e empresários, escolheu a melhor proposta.
A Escola Técnica Estadual 25 de Julho, de Ijuí, levou o segundo lugar, com o grupo 65+, que apresentou projeto para a reinserção de pessoas da terceira idade no mercado de trabalho. Já a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Vitória das Missões, ficou em terceiro, com o grupo Meta Orgânico, que explorou o tema da sustentabilidade ambiental, propondo novas soluções para o reuso de material orgânico.
A secretária Raquel destacou que o HackaTchê conecta a Educação Básica ao ambiente de inovação e tecnologia. “O ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul tem uma característica muito especial, porque inclui a Educação Básica. Os alunos participam ativamente, vivenciam experiências, encontram referências e inspirações nas áreas de tecnologia e inovação”, salientou.
O aluno Arthur de Lima, que apresentou o trabalho vencedor, falou sobre os motivos que levaram a equipe a abordar a questão da saúde mental. “Já ouvimos muitos relatos dos nossos colegas que lidam com esses problemas e também das coordenadorias das escolas, no sentido de não conseguirem ajudar da maneira como gostariam”, disse. “O nosso projeto visa ajudar os estudantes e as coordenadorias a enfrentarem melhor essas questões.”
As três equipes finalistas receberam vários prêmios. Todas ganharam a incubação em uma das incubadoras de Inovação da Aliança e ingressos para os outros dois dias do South Summit Brazil. Além disso, o primeiro lugar ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro para conhecer o Museu do Amanhã; o segundo lugar, viagem e passaporte para os três dias de Gramado Summit, que ocorrerá em abril; e o terceiro, a experiência de um dia de trabalho na Cubic, startup referência nacional na produção de games.
Sobre a maratona
O HackaTchê, que está na sua segunda edição, é uma maratona de inovação da Secretaria da Educação (Seduc) que tem como objetivo promover ideias criativas para melhorar o dia a dia das escolas. Além disso, as soluções deveriam estar relacionadas aos problemas e desafios relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Neste ano, 372 estudantes e 124 professores participaram da maratona. Todas as Coordenações Regionais de Educação (CREs) tiveram, ao menos, uma escola inscrita. Cada equipe é composta por três alunos e um professor orientador. No HackaTchê de 2022, foram 94 escolas inscritas, com 282 estudantes e 94 professores.
Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom
Educação Estudantes ajudam a tornar escolas da Rede Estadual mais resilientes com plano de contingência para eventos climáticos
Educação Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral
Educação CLDF homenageará os 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião
Ceará Com investimento superior a R$ 12,8 milhões do Governo do Ceará, Trairi ganha novo prédio para Escola em Tempo Integral
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas Mín. 23° Máx. 25°