
O governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza anunciaram, nesta quarta-feira (29/3), a retomada do pagamento do programa Todo Jovem na Escola a partir de 20 de abril. O anúncio foi feito pelas redes sociais do governo. A bolsa permanência, de R$ 150 por mês, será depositada durante o ano letivo, ou seja, a partir do mês de março, quando as aulas na Rede Estadual tiveram início.
O governador destacou que a manutenção do programa é fundamental para alcançar melhores resultados na educação, em especial no enfrentamento ao abandono e à evasão escolar. “O pagamento será retomado regularmente e seguirá no mesmo sistema da edição anterior, com o valor sendo depositado no Cartão Cidadão do chefe da família”, explicou Leite.
De acordo com o decreto 56.248/2021, a bolsa permanência estava prevista até dezembro de 2022. A partir de janeiro deste ano, o Todo Jovem na Escola passou a integrar o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do vice-governador, e novos estudos de melhorias foram realizados para viabilizar a manutenção do programa em 2023.
“Trabalhamos para criar novos mecanismos dentro do projeto. Isso está sendo desenhado para que possamos apresentar aos gaúchos um Todo Jovem na Escola remodelado e mais forte para enfrentar a evasão escolar e ampliar a aprendizagem”, afirmou Gabriel. Ele citou o incentivo por desempenho e a criação de uma poupança para quem permanece na escola como mudanças previstas para as próximas edições.
O governador complementou que o objetivo é consolidar o Todo Jovem na Escola como uma referência nacional no incentivo ao estudo nos próximos anos.
Sobre o programa
Não é necessária a inscrição no Todo Jovem na Escola. Basta que o estudante atenda aos critérios de renda e frequência escolar. A iniciativa é voltada aos estudantes do Ensino Médio Regular, da Rede Estadual de ensino, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo principal é reduzir a evasão escolar, além de aumentar o percentual de frequência escolar.
Texto: Juliane Pimentel/GVG
Edição: Felipe Borges/Secom
Educação Estudantes ajudam a tornar escolas da Rede Estadual mais resilientes com plano de contingência para eventos climáticos
Educação Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral
Educação CLDF homenageará os 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião
Ceará Com investimento superior a R$ 12,8 milhões do Governo do Ceará, Trairi ganha novo prédio para Escola em Tempo Integral
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas Mín. 23° Máx. 25°