
42 estudantes da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada no município de Regeneração, a 145 quilômetros de distância de Teresina, foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) que será aplicada no dia 31 de março. No Brasil, foram mais de 150 mil alunos que participaram da fase 1 da Olimpíada, ocorrida em 10 de março. Dos 5.217 estudantes que participaram da prova no Piauí, 364 avançaram para a fase 2.
A OBB é um projeto voltado para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, organizado pelo Instituto Butantan, com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia.
Promovendo o envolvimento de professores e alunos do Ensino Médio em temas de interesse social e seus desafios, a XIX OBB trouxe o tema “Desafios socioambientais na erradicação de doenças: edição vacinas”, abordando a relação entre aspectos ambientais, sociais, científicos e tecnológicos na busca da erradicação de doenças com ênfase na produção e ação farmacológica das vacinas.
Composta por 30 questões objetivas, a prova da primeira fase abordou temas sobre Citologia; Botânica; Zoologia; Anatomia, Histologia, Fisiologia e Embriologia Animal; Genética e Evolução; Ecologia; Etologia; Biossistemática e Noções de Farmacologia. Já a prova da segunda fase será composta por 50 questões de múltipla escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da primeira fase.
O estudante da 2ª série do Ensino Médio, João Vitor, destaque dos classificados da escola Alberto Leal, foi menção honrosa na OBB 2022 e obteve uma excelente pontuação na primeira fase da edição de 2023. Das 30 questões que compõem a prova, o estudante acertou 27, tornando-se a terceira maior nota da olimpíada e a primeira maior de estudante de escola pública. “Essa Olimpíada de Biologia revelou o desejo de seguir na área de Ciências Biológicas, desde a primeira vez que fiz no ano passado. Estamos recebendo o auxílio dos professores nessa preparação para as provas e espero conquistar medalhas para a minha escola e, principalmente, adquirir conhecimento acerca dessa área para futuramente cursá-la no Ensino Superior”, disse.
Ofertando atualmente o Ensino Médio regular para 449 estudantes da área urbana e rural, a escola Alberto Leal iniciou a preparação para a Olimpíada desde o começo do período letivo de 2023. Os professores de Biologia, atualmente três lotados na escola, preparam os estudantes com aulas específicas, conteúdos cobrados na edição de 2023 e resolução de provas anteriores para um maior contato dos alunos com o formato da Olimpíada.
O diretor da instituição de ensino, Ismael Dantas, relata que em 2022, 18 alunos foram classificados para a segunda fase da OBB e, esse ano, o número subiu para 42. Ele destaca a importância da Olimpíada para o conhecimento dos estudantes. “As Olimpíadas Científicas são uma forma de incentivar os alunos a participarem de competições, aprimorando seu conhecimento e agregando valor ao seu currículo acadêmico e mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos, além de colaborar para que o aluno também se encontre em alguma área do conhecimento. Faço questão de destacar o papel dos professores Sergio Moura, Irismar Maria e Iracema Barbosa que estiveram nesse processo de preparação junto aos alunos”, completa.
Educação Estudantes ajudam a tornar escolas da Rede Estadual mais resilientes com plano de contingência para eventos climáticos
Educação Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral
Educação CLDF homenageará os 30 anos do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião
Ceará Com investimento superior a R$ 12,8 milhões do Governo do Ceará, Trairi ganha novo prédio para Escola em Tempo Integral
Educação Histórico escolar da rede estadual passa a contar com autenticação digital via gov.br
Educação Rede Estadual de Ensino reforça modelo de escolas resilientes com Planos de Contingência para emergências meteorológicas Mín. 23° Máx. 25°