
Entre os dias 6 e 7 de março, professores de ensino médio da rede estadual, tanto de escolas urbanas quanto rurais, participaram de uma formação pedagógica na escola Armando Nogueira, em Rio Branco.
O evento teve como foco a preparação para o início do ano letivo, que se inicia no dia 13 de março e abordou temas relacionados ao novo ensino médio – recomposição de aprendizagem, eixos estruturantes, rotas de aprofundamento e o ensino médio híbrido.

Dentre as oficinas oferecidas, destaca-se: “Das Tecnologias Digitais para as Educacionais: do presencial ao híbrido – possibilidades Educacionais”, ministrada pela Dra. Salete Bandeira, docente da Universidade Federal do Acre (UFAC).
Outro tema abordado foi a importância das competências socioemocionais, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o palestrante prof. Dr. Antônio Igo Barreto, também docente da UFAC, buscando discutir como essas competências podem ser desenvolvidas na prática educacional.

A saúde mental e qualidade de vida dos professores também foi tema de uma das palestras, ministrada por Antônio Anderson de Souza, representante da SEE.
Por fim, a formação ainda contou com a palestra “Viagem ao mundo do Empreendedorismo”, ministrada por Andrea Campelo, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Temos a mudança do novo ensino médio e é essencial que a gente receba essas orientações nas formações”, pontuou Luís Carlos Silva, professor da escola Humberto Soares.

Com a formação, os professores estão mais preparados para o início do ano letivo, buscando um ensino mais moderno, dinâmico e conectado às necessidades e interesses dos alunos.
“A ideia dessa 1ª Jornada Pedagógica é trabalhar com as equipes gestoras, representantes da SEE nos municípios e os docentes, mas a Jornada vai se estender no semestre em forma de mentorias pedagógicas que são grupos de estudo por componentes”, concluiu Danielly Matos, chefe do Departamento do Ensino Médio.












Educação Ratinho Junior assina maior PPP da educação do Brasil para construir 40 colégios no Paraná
Educação Inscrições para EJA na Rede Estadual seguem abertas até 29 de junho
Educação Clima de Copa: escolas estaduais criam álbuns de figurinhas para impulsionar frequência
Educação Clima de Copa: escolas estaduais aproveitam febre dos álbuns de figurinhas para impulsionar frequência
Educação Rede Estadual de Educação avança na implementação do Plano de Contingência Escolar para Eventos Climáticos
Educação Santa Catarina registra a menor taxa de analfabetismo do país e reforça ações para avançar ainda mais na alfabetização Mín. 25° Máx. 26°