
Estudantes do 8º e do 9º ano do ensino fundamental de escolas estaduais de Santa Catarina foram premiados na segunda edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Ao todo, 278 alunos de 28 escolas conquistaram uma medalha. A professora Fernanda de Souza Pereira, da Escola de Educação Básica São Tarcísio, localizada em São Bonifácio, foi a vencedora entre os professores catarinenses.
A ONEE é organizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, nos estados, pelas distribuidoras de Energia; no caso de Santa Catarina, a Celesc. A olimpíada visa levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento por meio de desafios e provas.
Escolas catarinenses conquistaram mais de 70 medalhas de ouro
Em Santa Catarina foram conquistadas 71 medalhas de ouro, 97 de prata e 11 de bronze, a entrega das medalhas ocorreu em fevereiro deste ano. No dia 24, o estudante Maurício Scandolara Melo, da EEB Profª Maria Solange Lopes de Borba, recebeu a medalha de ouro e um notebook pela participação na olimpíada. O estudante alcançou a sétima colocação geral no Estado e a segunda colocação entre as escolas públicas.
“Foi muito bom participar da olimpíada, não só pelo prêmio, mas por todo o conhecimento envolvido. Foi possível descobrir o que é eficiência energética e toda a sua importância para a economia de energia e preservação do meio ambiente”, explica o estudante.
Pelo Estado, 169 professores se inscreveram, somente a professora de ciência e biologia, Fernanda de Souza Pereira, foi premiada. Ela conta que sua premiação foi inesperada, já que participou da olimpíada para trazer o conteúdo aos estudantes. “Todas as etapas que realizei foi pensando nos alunos, em como eu poderia aprender para, depois, poder ensiná-los em sala de aula da melhor maneira e poder vê-los conquistando as medalhas.” Na escola em que trabalha foram 68 alunos inscritos e 10 medalhas.
Com mais de 100 mil inscritos, a ONNE distribuiu mais de 22 mil medalhas. Além de medalhas, também foram oferecidos 200 notebooks aos participantes mais bem classificados, sendo que 166 são destinados a discentes e 34 para professores. Estudantes que obtiverem o melhor desempenho também receberam bolsas de estudo e menções honrosas. A participação na ONEE é totalmente gratuita e pode ser realizada no site oficial da olimpíada.
Educação Educação de Minas Gerais fortalece parceria com a Polícia Militar para ampliar o Proerd nas escolas do estado
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul celebra dez anos como referência nacional na educação de estudantes autistas
Educação Ratinho Junior assina maior PPP da educação do Brasil para construir 40 colégios no Paraná
Educação Inscrições para EJA na Rede Estadual seguem abertas até 29 de junho
Educação Clima de Copa: escolas estaduais criam álbuns de figurinhas para impulsionar frequência
Educação Clima de Copa: escolas estaduais aproveitam febre dos álbuns de figurinhas para impulsionar frequência
Educação Rede Estadual de Educação avança na implementação do Plano de Contingência Escolar para Eventos Climáticos
Educação Santa Catarina registra a menor taxa de analfabetismo do país e reforça ações para avançar ainda mais na alfabetização
Educação Unimontes publica primeiros editais de concurso para professor com mais de 400 vagas Mín. 25° Máx. 26°