Thursday, 25 de June de 2026
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Educação Amazonas

Escolas estaduais iniciam mobilização para a prova do Saeb

A ação é executada pela Coordenadoria Distrital de Educação 3, que abrange as unidades de ensino da zona oeste da capital

01/03/2023 às 14h46
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

A ação é executada pela Coordenadoria Distrital de Educação 3, que abrange as unidades de ensino da zona oeste da capital

Com objetivo de preparar os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontecem em outubro deste ano, a Coordenadoria Distrital de Educação 3 (CDE3) deu início ao Desafio Saeb, criado para mobilizar a comunidade escolar das 38 unidades de ensino para a importância do exame que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O plano de ação foi apresentado aos gestores e pedagogos das escolas da CDE 3, nesta quarta-feira (1º/03). O desafio será composto por 10 tarefas que serão desenvolvidas de março a setembro. Ao final da atividade, as três escolas que alcançarem a maior pontuação receberão uma premiação pelo desempenho no desafio.

Durante os seis meses, os estudantes participarão de simulados, gincanas, aulões e jogos internos. De acordo com a coordenadora distrital da área, Astrid Silva, a ação é feita por várias mãos, por isso a importância de mobilizar toda a comunidade escolar.

Continua após a publicidade

“Essa mobilização acontece desde quando o aluno chega na escola, quando é acolhido pelo porteiro, pela merendeira, professor e gestão. Por isso, precisamos enfatizar que todos precisam estar imbuídos em um só sentimento, fazer uma boa prova e ter um bom rendimento”, explicou a coordenadora.

A gestora da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Almirante Barroso, Zaira Esper, contou que a sensibilização já acontece desde o início do ano letivo. “Desde fevereiro, nós já começamos a fazer esse trabalho de mobilização com nossos alunos, com os pais, sempre reafirmando a importância de realizar a prova que será aplicada em outubro deste ano”, enfatizou a gestora.

Continua após a publicidade

Na Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, a gestora Elisângela Guedes, conta que o desafio lançado pela CDE 3 propõe uma maior motivação aos servidores da escola.

“Esse desafio motiva a gente a trabalhar mais, porque para se ter um bom resultado nós precisamos envolver toda a comunidade escolar que é formada pelos alunos, pelos professores, pelos pais de pelos servidores da escola. Então todos dentro da escola são peças fundamentais para se ter um bom resultado no Saeb”, finalizou a gestora.

Continua após a publicidade

Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)

Este ano, a Jornada Pedagógica teve como um dos principais objetivos, além da melhoria do processo de ensino e aprendizagem, a elevação dos resultados alcançados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Durante a abertura, a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, falou sobre a importância de planejar as ações pedagógicas e definir metas educacionais para o ano letivo de 2023.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários