
Realizada nesta terça-feira (28/2), a 8ª edição especial do Café Com Prosa, evento da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) , contou com anúncio de novidades e a presença do governador Romeu Zema.
Em sinalização importante para o fortalecimento da educação pública, SEE/MG e Undime - MG assinaram Protocolo de Intenções para institucionalizar o Regime de Colaboração entre o Governo de Minas e os municípios mineiros. Houve também anúncio do lançamento do Programa de Promoção da Saúde Auditiva e Ocular “Miguilim”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) .
O objetivo do encontro foi institucionalizar a colaboração entre Estado e municípios mineiros, por meio de ações conjuntas e diálogos constantes entre governo, cidades e setores representantes da educação, no âmbito estadual, nacional, regional e local, para que Minas seja, cada vez mais, referência nacional na educação pública.
Avanços
O governador Romeu Zema aproveitou a reunião de educadores para pontuar os avanços já conquistados na área da educação nos últimos quatro anos. “Quitamos a dívida do Fundeb, ICMS e IPVA com os municípios, o que soma R$7 bilhões, e continuamos pagando de forma corrente. Investimos recursos para melhoria da infraestrutura de mais de 1,4 mil escolas estaduais, melhoria da merenda e compra de equipamentos e mobiliários. Além disso, temos pela primeira vez um secretário de Educação que foi diretor da rede, o que me orgulha muito”, ressaltou o governador.
O objetivo do encontro foi institucionalizar a colaboração entre Estado e municípios mineiros, por meio de ações conjuntas e diálogos constantes entre governo, cidades e setores representantes da educação, no âmbito estadual, nacional, regional e local, para que Minas seja, cada vez mais, referência nacional na educação pública.
Além do governador Romeu Zema, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, a secretária adjunta de Educação, Geniana Faria, o presidente da Undime, Marcelo Wagner, a diretora executiva Suely Duque, além de público superior a mil pessoas, entre secretários municipais de Educação, superintendentes Regionais de Ensino e vários agentes apoiadores da educação e autoridades.
Protocolo de intenções
Entre os objetivos propostos no documento está a garantia de estruturação e fortalecimento de um regime de colaboração que promova a melhoria contínua da aprendizagem, em todo território mineiro, em todos os níveis e etapas, da educação básica ao ensino superior, que priorize o processo de alfabetização e de aprendizagem de todas as crianças e jovens matriculados na rede pública de ensino.
O protocolo foi assinado pelo secretário de Educação, Igor de Alvarenga, e pelo presidente da Undime, Marcelo Wagner.
Igor de Alvarenga destacou a importância da pactuação para a educação de Minas Gerais. “ É uma ação de extrema importância para o Estado, principalmente, após o período de pandemia, em que precisamos apoiar a rede municipal com a recomposição de aprendizagem, nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental. Foi um grande passo construído de forma conjunta com a Undime. Além disso, junto à Secretaria de Estado de Saúde, conseguimos uma inovação, o Projeto Miguilim, para realizar triagem auditiva e visual dos estudantes das escolas estaduais e municipais”, explicou Igor.
Na oportunidade, também foram anunciadas outras estratégias da pasta, com objetivo de fomentar ainda mais a parceria com os municípios, como a devolutiva da avaliação diagnóstica que será oferecida aos municípios e o programa de combate à evasão escolar que está sendo desenvolvido pela SEE.
O presidente da Undime, Marcelo Wagner, agradeceu por poder alinhar com o governo esse protocolo para educação municipal. “Estamos construindo uma política estadual educacional forte. Este é o propósito do protocolo de intenções que assinamos hoje. A Undime é a representatividade da educação municipal deste país. Saímos deste evento vislumbrando o futuro com este protocolo de intenções. Muito obrigado”, comemorou o presidente.
Projeto Miguilim
Depois da assinatura do protocolo, o secretário de Educação, Igor de Alvarenga, juntamente com o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou o Programa Miguilim, iniciativa inédita da parceria realizada entre a Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Saúde para levar saúde visual e auditiva aos estudantes das escolas estaduais e municipais em todo estado.
O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, disse o quanto este projeto vai impactar na vida das famílias. “ A expectativa da SES é de investir mais de R $30 milhões neste projeto, que será pactuado dentro da governança do Sistema Único de Saúde(SUS). Esse projeto nos impacta muito, esperamos logo ver resultados colhidos, com crianças desenvolvendo melhor e aprendendo mais”, ressaltou Fábio.
O programa será implementado em todo território mineiro para oferecer triagem ocular e auditiva dos educandos no ambiente escolar; garantia de consultas e exames especializados em audiologia e oftalmologia, além de fornecimento de aparelhos auditivos e óculos.
O nome Miguilim faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do Sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha óculos.
Programação
A programação do evento continuou ao longo da tarde desta terça-feira (28/2) e, nesta quarta-feira (1/3), terá participação de diversos dirigentes municipais e equipes técnicas das secretarias municipais e da Secretaria de Estado de Educação. O evento será transmitido no canal do YouTube da SEE/MG: @estudioeducacaomg8728
Undime
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília, no Distrito Federal.
Quando o tema é educação pública, a Undime está sempre presente. Seja na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz.
Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com governos, sociedade, família, criança e jovem estão constantemente em pauta.
Educação Educação de Minas Gerais fortalece parceria com a Polícia Militar para ampliar o Proerd nas escolas do estado
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul celebra dez anos como referência nacional na educação de estudantes autistas
Educação Ratinho Junior assina maior PPP da educação do Brasil para construir 40 colégios no Paraná
Educação Inscrições para EJA na Rede Estadual seguem abertas até 29 de junho
Educação Clima de Copa: escolas estaduais criam álbuns de figurinhas para impulsionar frequência
Educação Clima de Copa: escolas estaduais aproveitam febre dos álbuns de figurinhas para impulsionar frequência
Educação Rede Estadual de Educação avança na implementação do Plano de Contingência Escolar para Eventos Climáticos
Educação Santa Catarina registra a menor taxa de analfabetismo do país e reforça ações para avançar ainda mais na alfabetização
Educação Unimontes publica primeiros editais de concurso para professor com mais de 400 vagas Mín. 25° Máx. 26°