EM LONDRES FOMOS ALGUMAS VEZES. HÁ SEM A MENOR DÚVIDA VÁRIAS VANTAGENS EM RELAÇÃO A CERTAS REPÚBLICAS ABSURDAS, COMO A NOSSA. A MANEIRA DE CONHECER O ESPÍRITO HUMANO INGLÊS É LER SHAKESPEARE COMO A “O REI LEAR". A INGLATERRA É PURITANA, JÁ FOI MAIS, ANGLICANA NÃO LUTERANA CLARAMENTE MONARQUIA CONSTITUCIONAL.
SÃO CORRETÍSSIMOS NOS HORÁRIOS MAIS QUE OS SUÍÇOS OU OS POVOS DE ORIGEM LATINA. A INGLATERRA REINO-UNIDO DOMINOU O PLANETA TERRA E COM SUA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL MANCHESTER FEZ COM QUE A SUA MOEDA DE NOME LIBRA FOSSE FORTÍSSIMA.
O TESOURO DA INGLATERRA É MAIOR QUE DE 100 PAÍSES JUNTOS, MAIOR DO QUE O DOS EUA, DO QUE DA ALEMANHA, DO QUE DA RÚSSIA, DO QUE DA FRANÇA, DO QUE DA CHINA OU DO JAPÃO. O REINO QUE CHAMAM DE UNIDO SÓ TEM UM REI OU RAINHA QUE NÃO GOVERNA.
O QUE É MONARQUIA CONSTITUCIONAL? O POVO, OS POLÍTICOS E A CORTE RESPEITAM INTEGRALMENTE: A CÂMARA É DIVIDIDA NOS “COMUNS” ELEITO PELO POVO QUE ESCOLHE O Primeiro-ministro E O TIRAM. CÂMARA POPULAR. A OUTRA CÂMARA É INDICADA PELO REI OU RAINHA. AS DECISÕES SÃO DA CÂMARA DOS “COMUNS” (POPULAR) E A CÂMARA DOS “LORDS” NÃO DECIDE, AUXILIA A DOS “COMUNS” (DOS COMUNS, DO POVO INGLÊS).
PARA VOCÊS TEREM UMA IDÉIA A LEI DA CÂMARA DOS “COMUNS” (ELEITO PELO VOTO POPULAR) EM MAIS DE 70 ANOS A RAINHA ELIZABETH II NUNCA VETOU UMA LEI DA CÂMARA DOS “COMUNS”. ELA SÓ RESOLVE SE HÁ IMPASSE ENTRE A CÂMARA DOS “COMUNS” COM A CÂMARA DOS “LORDS” INDICADOS PELO REINO. MUITO POUCO ACONTECE TAL COISA.
A RAINHA DA INGLATERRA TEM PODER DE VETO, PORÉM NUNCA O FEZ. RUI BARBOSA NOSSO GÊNIO FOI EXILADO NA INGLATERRA NA ÉPOCA DELE NO IMPÉRIO II. ELE FICOU TÃO ENCANTADO COM ESSA MONARQUIA CONSTITUCIONAL INGLESA QUE ESCREVIA CENTENAS DE CARTAS. É O LIVRO PRECIOSO DE NOME “CARTAS DA INGLATERRA”, DELE.
LIVRO IMPRESCINDÍVEL PARA ENTENDER A HISTÓRIA. LI JÁ TODAS ESSAS CARTAS PUBLICADAS. FUI VÁRIAS VEZES DE PARIS A LONDRES AVIÃO COM NOELICE, DE MADRID A LONDRES DE Ônibus ATRAVESSANDO NO FERRY BOAT DE CALAIS, FRANÇA PARA DOVER, EM LONDRES. SOMADOS UNS MESES. FOI UMA EXPERIÊNCIA NOTÁVEL COM GENTE DAS COLÔNIAS DO REINO-UNIDO DOS SÉCULOS XVIII, XIX E XX.
LÁ ASSISTIMOS “Os Miseráveis” de Victor Hugo que levou, diariamente no Teatro, mais de 10 anos. Incrível: Mais de 10 anos a peça no mesmo Teatro. Assombra. Notável. O Ferry BOAT parece uma casa de luxo de diversões. Os Museus são geniais como o Museu de Londres. Nunca fecham. Os cinemas cheirosos, com café, livraria, todos lendo. O Metrô de Londres tem mais de 100 anos. Silêncio. Todos lendo de jornais a romances excelentes, leem peças de Shakespeare. O horário britânico é uma cultura. É falta de educação não cumprir horários. Inimaginável na A.L.
MAIS PARA ISSO ROUBARAM O MUNDO TODO. DILAPIDARAM OS POVOS COLONIAIS COM MALVADEZAS TERRÍVEIS COMO NOS CONTINENTES DA ÁFRICA E ÁSIA. OS TRENS, BONDES, TRILHOS, MÁQUINAS DO SÉCULO XVIII E XIX FORAM “VENDIDOS” E EXPLORADOS PELOS INGLESES. NO MUNDO TODO. NO BRASIL NÃO TEVE UM BONDE, UM TREM, UM TRILHO DE FERRO OU AÇO QUE NÃO FOSSEM INGLESES.
A TORRE DE LONDRES (ONDE FICA O BIG BEM) ERA PRISÃO DE QUEM PROTESTASSE NAS COLÔNIAS INGLESAS. APESAR DE TANTA ESCRAVIDÃO NAS COLÔNIAS INGLESAS, ROUBOS GIGANTESCOS, COM RELIGIÃO ANGLICANA, O CAPETA NÃO CHATEAVA NAS IGREJAS: HAVIA LIBERDADE DE EXPRESSÃO. HÁ 500 ANOS Shakespeare NAS SUAS OBRAS NOTÁVEIS CRITICAVA O REINO. É MANTIDO PELO POVO A CORÔA QUE O POVO NÃO ESTÁ GOSTANDO DISSO.
OS EVANGÉLICOS ANGLICANOS PURITANOS, PORÉM CULTOS. ESTIVE COM UMA FAMÍLIA INDIANA EM LONDRES LEVADO POR UM EX-EXILADO BRASILEIRO QUE FICOU POR LÁ, PROFESSOR Geremias Oliveira de Minas Gerais que conheci na Escola de Teatro da UFBA na década de 70. Trocamos cartas anos e anos.
Essa família indiana era hindu adepta ardoroso das idéias de Gandhi da liberdade pela não violência. Pois estava lá um Pastor Anglicano. Que homem educado. Ele falava 5 línguas e nos falamos em espanhol. AMIGO da família indiana que não gostava do anglicanismo. Opostos, como a elegância deles me encantou e a Noelice. Ela ganhou uma Bíblia Anglicana de presente que está aqui na nossa biblioteca e eu uma tela de pano induísta belíssima.
Um encanto de educação inesquecível. Pois, alguns meses em Londres não ouvi falar em “capeta”, no popular DIABO que é amigo do Malaquias, EDYR MACEDO, Waldemiro, Soares milionários pelo Marketing do CAPETA OU O DIABO QUE LHES DÁ DIZIMOS!!! AQUI o que existe é “na boquinha da garrafa”. Misericórdia: … correrei para Londres!!!
Mín. 26° Máx. 27°