
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirmou, em pronunciamento nesta quarta-feira (9), que a solução para a crise no fornecimento de fertilizantes para o agronegócio, agravada pela guerra na Ucrânia, está na exploração do potássio existente na Amazônia. Ele afirmou que a maioria das reservas de silvinita, minério do qual se extrai o potássio, não se encontra em terras indígenas. O parlamentar reclamou da atitude da justiça federal, que tem dificultado a exploração, alegando que as reservas estão em áreas habitadas por indígenas. Acrescentou que, enquanto o assunto não é resolvido, procuram espalhar os índios em novas aldeias, antes inexistentes.
— Eram 12 aldeias quando começou a discussão, hoje são 32. Amanhã, 40, e depois, 50, para dificultar. E a justiça federal tem sido nossa inimiga nesse caso — afirmou.
Plínio disse que já passa da hora de ter um marco legal que permita a exploração de um produto que 97% é importado, o que prejudica a atividade do agronegócio no país. Ele lembrou que, para a produção de fertilizantes, são necessários três elementos: fósforo, potássio e nitrogênio, essenciais para o desenvolvimento das plantas.
O senador disse que um estudo oficial, apresentado em dezembro de 2020, comprova que o potencial da Bacia Amazônica para a produção dos insumos é grande. Esclareceu que isso não significa que o Brasil chegará a ser exportador desses produtos, mas, com certeza, ampliará a autonomia em relação aos produtores estrangeiros ou mesmo os substituirá integralmente.
Senado Federal Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado
Senado Federal Após encontro com Lula, Jaques deixa liderança do governo no Senado
Senado Federal Governo corrige MP que viabiliza empréstimos a caminhoneiros e MEI Mín. 25° Máx. 26°