
Totalizando 722 professores chamados do Concurso Público de Provas e Títulos SAD/SED/Professor/2022, o governador Eduardo Riedel decidiu convocar mais 265 professores para atuar já no início do ano letivo de 2023, em 23 de fevereiro. O anúncio foi feito por ele com a presença da direção da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação).
Eduardo Riedel lembrou que a convocação, que será publicada no Diário Oficial, tem o objetivo de valorizar os profissionais e melhorar a educação. “É um compromisso que nós temos com a educação sul-mato-grossense. É uma agenda que foi tratada ao longo da campanha e que a gente vem agora, junto com a Fetems e a Secretaria de Educação honrar um compromisso que é importante não para o governo, mas para o Estado, de melhorar cada vez mais nosso sistema educacional”, disse o governador.
Ele confirmou ainda que, ao longo do mandato, vai equiparar o salário dos professores convocados e concursados, que têm o melhor salário do Brasil. “Vamos perseguir cada vez mais uma melhora do resultado da educação que passa por infraestrutura de qualidade, valorização do profissional e um sistema pedagógico robusto, que leve tecnologia às escolas, que insira para o aluno o que há de mais moderno para que ele tenha o resultado disso como consequência”.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação, Jaime Teixeira, a convocação valoriza a escola pública. “A Fetems e o povo sul-mato-grossense recebe com bons olhos porque quando você traz professores concursados efetivos, você está valorizando a escola pública”, declarou. “O importante é que a gente dá aqui um passo grande trazendo 265 companheiros, chegando 722 novos efetivos no Estado. Isso é importante para a educação, é importante para nós trabalhadores e também para a nossa Federação, para a luta que nós fazemos”, acrescentou.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, contou que a maior parte dos novos convocados irá atuar na Capital. Serão 163 em Campo Grande. Questionado pela imprensa, ele explicou que muitos concursados vêm de outros estados brasileiros e contribuem para melhorar a qualidade do ensino sul-mato-grossense. “Por ser o melhor salário do Brasil, acaba que o nosso Estado é muito atrativo para professores, inclusive concursados de outros estados, que pedem exoneração e se apresentam aqui, até apresentando documento de exoneração, mas a tendência é de que muitos colegas de outros estados venham para cá. A gente fica feliz. Todos são muito bem-vindos. É um Estado acolhedor e todos vão colaborar para a melhoria do ensino”, declarou.
De acordo com a secretária de Estado de Administração, Ana Carolina Nardes, a nomeação dos professores será na próxima semana. Também participaram da agenda o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, o secretário-adjunto de Educação, Edio Resende, entre outras autoridades.
Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm
Educação Governo do Estado lança projeto Acolhe RS para apoiar estudantes migrantes e refugiados da Rede Estadual
Educação Quem foi e quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo em Londrina
Goiás Enxergando e indo mais longe! Mais de 100 escolas têm acesso a óculos de realidade virtual em Goiás
Educação Histórias de quem foi, expectativa de quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo
Educação Mais de 10 mil professores foram contratados com nota da PND de 2025
Educação Mais de 10 mil professores foram contatados com nota da PND de 2025
Piauí Pré-Enem Seduc chega a Corrente e Bom Jesus para reforçar preparação dos estudantes para o Enem 2026
Piauí Estudantes da rede estadual transformam história e cultura de Amarante em série de documentários
Ceará Tecnologia testada pela Uece torna monitoramento de mamíferos até 22 vezes mais eficiente Mín. 25° Máx. 26°