
O governo do Acre continua trabalhando de forma contínua para levar educação profissional a alunos do ensino médio da capital por meio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr. A autarquia vem apresentando uma série de palestras para esse público-alvo no decorrer desta semana, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em Rio Branco.

As equipes do Departamento Pedagógico e Curricular (DPC) e centros da rede estão apresentando o plano de cursos do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) ou V Itinerário para 2023. “O Ieptec foi bastante aceito pelos alunos, que compraram a nossa ideia. A gente já está no mercado desde 2005 e tem hoje oito centros preparados, com instrumentos e profissionais para atender essa clientela”, disse a coordenadora-geral do IFTP do Ieptec, Lucélia Frota.

O V Itinerário faz parte do Novo Ensino Médio, que é um programa de reformulação do sistema educacional brasileiro. No Acre, o Ieptec atua no itinerário em 17 escolas junto com a SEE, com a oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional de diferentes trilhas, como saúde, produção cultural, logística, construção civil, paisagismo, veterinária e rádio e televisão.

“Daqui, as nossas instituições parceiras já saem com as turmas formadas, e com isso a gente inicia o ano com esse processo organizado”, falou Rosangela da Silva, coordenadora do núcleo de formação profissional da SEE.
“Eu escolhi o curso técnico em veterinária, mas como segunda opção de curso, vou escolher ainda algum da trilha da saúde porque pretendo me formar futuramente em medicina, e é como uma adaptação pra que eu possa saber se é isso mesmo que eu quero”, disse Emedy Feitosa, aluna do 1º ano do Colégio Militar Dom Pedro II.
Atualmente o Ieptec tem mais de 500 cursos aprovados pelo MEC. Desses, 22 foram selecionados para o V Itinerário em 2023.
Mato Grosso do Sul Clube de Ciências do Bioparque Pantanal inicia atividades com estudantes de escolas de MS
Educação Governo do Estado lança projeto Acolhe RS para apoiar estudantes migrantes e refugiados da Rede Estadual
Educação Quem foi e quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo em Londrina Mín. 25° Máx. 26°