
O dia 7 de janeiro é lembrado anualmente como o Dia Mundial do Leitor. E a Escola Theodolina Falcão Macedo, localizada no bairro das Placas, em Rio Branco, utilliza estratégias de ensino por meio de projeto de leitura para incentivar os alunos ao gosto pela leitura.

A unidade atende turmas do Ensino Fundamental anos iniciais e finais durante o dia, e à noite oferece turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com um total de mais de mil alunos, e desenvolve atividades diversificadas como leitura colaborativa e interpretação de texto.
A escola tem o importante papel de estimular os alunos a desenvolverem, o hábito da leitura desde cedo, e para isso, a Theodolina diariamente trabalha com os alunos a leitura deleite, que é uma estratégia formativa que visa ao incentivo da leitura, realizada pelo professor em sala de aula, de forma criativa, na chegada do aluno.
O hábito de leitura é um exercício extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.

Para que os alunos do 1º ao 5º anos possam focar mais na leitura, foi criada a Sacola Viajante que contém diversos livros e lápis de cor que eles levam para casa e aproveitam a maravilhosa aventura de viajar mentalmente pelas histórias, pelo aprendizado, pela cultura e pela diversão e depois fazem o relato do que aprenderam e do que mais gostaram.
A escola também criou uma caixa de leitura com vários títulos de diferentes gêneros literários que é trazida à sala de aula uma vez por semana para turmas do 6º ao 9º ano.
“O desenvolvimento do aluno é notado quando fazemos o diagnóstico pela Sacola de Leitura, onde recolhemos os textos que eles produziram, analisamos a evolução da escrita, desde o início e fazemos a observação ao longo dos meses de como a escrita deles foi melhorando”, explicou o professor Antonio Grijalba, coordenador pedagógico.

Foi criado um cronograma de atividades na biblioteca, onde cada dia uma turma de alunos aproveita para realizar leitura individual e depois coletiva. E para reforçar o aprendizado, é feito um resumo da obra que também ajuda a melhorar a escrita.
Toda sexta-feira é realizada uma roda de leitura com os alunos que interagem os textos com os colegas da turma.
Os alunos também podem fazer o empréstimo de livros na biblioteca da escola e levar para ler em casa, preenchendo um termo de responsabilidade com a data da retirada e a entrega do livro.
“Nós estamos resgatando esse momento de vir para a escola depois desse período de pandemia que vivemos, o nosso projeto de leitura é uma forma de acolhida e incentivo a leitura, porque o livro nos faz viajar por todo o mundo”, comentou a gestora Cristiana Holanda.

O projeto de leitura é trabalhado durante todo o ano na escola e cada ano é desenvolvido um tema diferente, em 2022 por exemplo, foi abordada a Consciência Negra com o tema Brasil de Raça e Cor, por meio de apresentação teatral, música, capoeira, desfiles de roupas típicas, cartazes, investigação histórica, dentre outras atividades, fechando a culminância com uma feijoada.
“A leitura me abre portas para imaginar novos mundos e também é um modo de relaxar. Os professores nos apresentam livros e nós tiramos um tempo da aula para podermos ler e discutir sobre o livro. Gostei muito de um livro aqui da escola que foi o Aprendiz. Em casa, eu li As Crônicas de Nárnia que é um dos melhores livros que já li”, declarou a estudante do 9º ano Sílvia Mesquita, 14 anos.
Os livros nos transportam para novos mundos, novas culturas, permite-nos a aprender mais sobre os personagens e até sobre nós mesmos. Por isso, é importante estimular esse hábito por meio de atividades para desenvolver a leitura.









Educação Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso
Mato Grosso do Sul Clube de Ciências do Bioparque Pantanal inicia atividades com estudantes de escolas de MS
Educação Governo do Estado lança projeto Acolhe RS para apoiar estudantes migrantes e refugiados da Rede Estadual
Educação Quem foi e quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo em Londrina
Goiás Enxergando e indo mais longe! Mais de 100 escolas têm acesso a óculos de realidade virtual em Goiás
Educação Histórias de quem foi, expectativa de quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo Mín. 25° Máx. 26°