

Cerca de 130 gestores escolares dos municípios de Vitória da Conquista, Planalto, Mirante e Anagé participaram da 5ª Capacitação Técnica Presencial – PDDE e ações integradas, PNATE e Caminho da Escola na região nordeste. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), nos dias 19 e 20.
O objetivo do encontro foi promover, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação, o acesso ao conhecimento acerca do PDDE e Ações Integradas, e também ao PNATE/Caminho da Escola, no tocante à gestão, operacionalização e prestação de contas dos recursos financeiros recebidos pelas unidades executoras.
O consultor em gestão educacional, Hamilton Pacheco, destacou a importância do evento. “Momento de grande aprendizagem, troca de experiências e tenho certeza de que estamos saindo daqui com bastante conhecimento prático para melhorar a gestão e a prestação de contas do PDDE nas escolas de Conquista e dos demais municípios presentes”.
O coordenador do Núcleo de Prestação de Contas da Smed, Sidney Soares Silva, explicou que o PDDE surgiu em 1995, com o nome de Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PMDE). Em 1998, com a Medida Provisória nº 1784, de 14 de dezembro, passou a ser chamado Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com recursos sendo repassados diretamente para as unidades de ensino, incentivo a autogestão escolar e o exercício da cidadania. Atualmente regido pela Resolução CD/FNDE/MEC Nº 15, que dispõe de orientações para o apoio técnico e financeiro, execução, fiscalização, monitoramento e prestação de contas.
Ele aproveitou para divulgar uma cartilha com 86 páginas. “Fala de tudo do PDDE. A dúvida que o gestor tiver é só ir no sumário e procurar na cartilha. Toda a execução, todos os formulários com balõezinhos explicativos. Foi uma ideia da superintendência da Smed fazer no início do ano a impressão e entregar para cada gestor. É uma cartilha completa”, afirmou. Ele salientou ser importante a presença e o compartilhamento de experiências com servidores de outros municípios.
Para a presidente do Conselho do Fundeb, Andreza Novais, foi muito bom ter uma formação desse nível em Vitória da Conquista. “Então é de suma importância para o nosso município entender esses recursos que vêm para as escolas e participar dessa formação aqui em nossa cidade é uma maravilha. Queremos parabenizar os organizadores e a todos que estão participando”.
O evento foi realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Piauí Educação de Floriano passa por transformação completa com obras nas escolas de tempo integral, Uespi e unidades do EJA
Educação Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso
Mato Grosso do Sul Clube de Ciências do Bioparque Pantanal inicia atividades com estudantes de escolas de MS
Educação Governo do Estado lança projeto Acolhe RS para apoiar estudantes migrantes e refugiados da Rede Estadual
Educação Quem foi e quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo em Londrina
Goiás Enxergando e indo mais longe! Mais de 100 escolas têm acesso a óculos de realidade virtual em Goiás Mín. 25° Máx. 26°