
Quinze escolas estaduais de Ensino Profissional e de Ensino Médio em Tempo Integral que contam com turmas do Projeto C-Jovem receberão um equipamento desse porte no Ceará
Para fomentar ainda mais a capacitação de jovens na área da tecnologia, o Governo do Ceará entregou o primeiro Laboratório de Inovação Tecnológica do Projeto C-Jovem, em Fortaleza, nesta quarta-feira (21). O equipamento fica na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor César Campelo, no bairro Conjunto Ceará, e vai ajudar a despertar a criatividade dos alunos através da cultura maker.
A governadora Izolda Cela explicou como surgiu o propósito em levar mais possibilidades de formação em tecnologia para perto dos estudantes da rede pública. “A ideia é organizar trilhas pedagógicas para focalizar a capacitação dos jovens em algumas dessas competências. E que a perspectiva deles seja cada vez mais demandada pelo mercado, dando uma condição propícia para ingressar no mundo do trabalho”, destacou a chefe do Executivo Estadual.

Os estudantes terão à disposição kits de robótica, impressora 3D, mesa digitalizadora e notebooks, entre outros equipamentos. Com essa estrutura, o Estado visa proporcionar aos jovens um ambiente para desenvolvimento de projetos, protótipos, experimentos e inúmeras outras possibilidades pedagógicas conectadas com a realidade tecnológica e digital.
Com equipamentos de qualidade, o espaço deve ser utilizado para o crescimento da comunidade escolar, avalia a secretária da Educação, Eliana Estrela. “Essa formação tem dado possibilidades tanto aos professores quanto aos alunos de ter mais criação, pesquisa e inovação na área da tecnologia, da programação. Então, é mais uma oportunidade para abrir novos caminhos”, ressaltou a titular da Seduc.

De início, o Governo do Ceará vai levar essa novidade a 15 escolas estaduais de Ensino Profissional e de Ensino Médio em Tempo Integral que contam com turmas do C-Jovem. Fortaleza receberá três laboratórios e os municípios de Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Bela Cruz, Guaraciaba do Norte, Sobral, Horizonte, Jaguaruana, Quixeramobim, Crateús, Crato, Juazeiro do Norte e Mauriti, um, cada. O investimento é de R$ 6,5 milhões de recurso próprio.
Por ser uma área em pleno crescimento no mercado de trabalho, a Tecnologia da Informação e Comunicação tem atraído muitos jovens. Ana Kaylane, 18 anos, é um desses que pretende seguir a carreira profissional no segmento. Aluna da escola que recebeu que recebeu o primeiro laboratório do C-Jovem, ela acredita que a oportunidade fará diferença lá na frente. “Acho importante porque está abrangendo bastante e dando muita oportunidade para os alunos. Isso ajuda porque pode incrementar nosso currículo e faz com que a gente cresça mais como pessoa e profissional. O laboratório vai agregar mais conhecimento para os alunos”, afirmou a estudante.

No espaço, serão realizados cursos de nível técnico nas formas concomitante e subsequente, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de qualificação profissional, além de experiências com a metodologia STEAM (integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Com uma metodologia dinâmica e criativa, o laboratório vai estimular atividades relacionadas à cultura maker para potencializar a aprendizagem interdisciplinar e o protagonismo do estudante a fim de que esteja apto a enfrentar desafios como cidadão e profissional.
Izolda Cela explicou que o projeto pode ser acessado por pessoas de fora da escola. “Esse equipamento pode atender a jovens que não são da escola, que moram aqui no entorno, aqui no bairro. Pode atender a jovens que já concluíram o terceiro ano e que estão em busca de uma oportunidade. Tudo isso eu acho que gera muita esperança. O objetivo é chegar no horizonte dos próximos anos com uma marca de cem mil jovens capacitados nessas trilhas pedagógicas de TI”, explicou a governadora.

Criado em abril de 2022, o projeto capacita estudantes da rede pública cearenses na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). São seis trilhas de conhecimento: Nuvem, Infraestrutura 5G, Fullstack, Inteligência Artificial, Java e Desenvolvimento Android. A formação inclui raciocínio lógico; inglês para TIC; empreendedorismo e inovação; comunicação e relacionamento interpessoal; e Tecnologia da Informação e Comunicação.
O C-Jovem está presente em 165 escolas da rede pública estadual, sendo 109 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) e 56 de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI). Hoje, 5.400 jovens são atendidos. Já receberam a certificação 4.200 estudantes.
O Projeto C-Jovem é fruto de uma proposta conjunta do Governo do Ceará, por meio das Secretarias da Educação (Seduc); do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet); Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece); e Planejamento e Gestão (Seplag), por intermédio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). Fazem parte da ação as Instituições de Ensino Superior (IES): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal do Ceará (UFC). São parceiras as empresas Amazon Web Services (AWS), DELL, Huawei, Google e Oracle. Também participam Sebrae/CE, Federação das Indústrias do Ceará (FIEC/Senai), Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio/Senac), Instituto Iracema Digital e Instituto Atlântico.
Piauí Educação de Floriano passa por transformação completa com obras nas escolas de tempo integral, Uespi e unidades do EJA
Educação Censo Escolar: Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso
Mato Grosso do Sul Clube de Ciências do Bioparque Pantanal inicia atividades com estudantes de escolas de MS
Educação Governo do Estado lança projeto Acolhe RS para apoiar estudantes migrantes e refugiados da Rede Estadual
Educação Quem foi e quem vai: governador participa de encontro do Ganhando o Mundo em Londrina
Goiás Enxergando e indo mais longe! Mais de 100 escolas têm acesso a óculos de realidade virtual em Goiás Mín. 25° Máx. 26°