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Maioria dos brasileiros compram online na Black Friday

Clientes de sites e aplicativos ainda têm grande preocupação com segurança virtual

24/11/2022 às 09h20
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Agência Dino
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Ijeab/Freepik
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Segundo uma pesquisa publicada pelo Conversion, a maioria dos brasileiros irá optar pelos meios virtuais para realizar suas compras nesta Black Friday. O estudo apontou que 43% dos consumidores optam pela procura em sites, seguido por 30% que preferem comprar por aplicativos. Com isso, o volume de compras virtuais alcançaria 73% do total. 

Ainda em relação ao perfil do consumidor, 17% dos entrevistados se dizem atraídos a fazer compras pelos preços atrativos por conta dos descontos. Outros 12% aproveitam a data para fazer compras em apenas lojas conhecidas e 7% priorizam produtos aprovados e com selos de qualidade.

Apesar de ser um evento favorável às compras, a Black Friday ainda é prejudicada por empresas mal intencionadas, que aproveitam a ocasião para aplicar golpes ou distorções de ofertas, as fraudes. E os dados comprovam: de acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados disseram ter medo de fraudes.

Porém, para este público que acaba sendo vítima de fraudes, seja por qual for o motivo, há meios legais de rever os direitos do consumidor. Bruno Junqueira, advogado tributarista e sócio do escritório BLJ Direitos e Negócios, explica quais são os dispositivos legais para os consumidores reverem seus direitos.

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"A legislação aduz que é direito do consumidor a informação adequada dos produtos no que se refere ao seu preço, bem como a sua proteção contra a publicidade enganosa. Dessa forma, caso esteja comprovado algum tipo de fraude na propaganda do produto, é aconselhado que o consumidor registre a ocorrência perante a plataforma do Ministério da Justiça, e em sites como o "Reclame Aqui". Além disso, o consumidor também poderá promover uma reclamação no Procon na cidade que reside", explica o advogado.

Ainda que existam direitos assegurados para os consumidores em casos de fraudes, ainda é importante ficar atento ao local da compra. A engenheira de softwares e diretora-comercial da MOST, Maria Cristina Diez, adverte que existem tecnologias capazes de impedir fraudadores e por isso é importante procurar por um local de compra seguro.

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"Existem tecnologias de proteção dos dados e identificação do comprador que exigem comprovações em duas ou mais etapas, inibindo as ações dos fraudadores. Ao mesmo tempo, isso dificulta o acesso a dados de terceiros já no onboarding, antes mesmo de ter acesso à conta do usuário. Vale lembrar que essa restrição deve acontecer já ‘na porta’ de entrada, de modo a impedir que o bandido realize compras indevidas que geram prejuízos às lojas e às vítimas", alerta a especialista.

A Conversion ouviu 400 brasileiros conectados à internet para saber quais são as expectativas do consumidor para a Black Friday 2022. Apenas 27% disseram que preferem fazer compras em lojas físicas na edição do evento neste ano.

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Dentre os diversos tipos de produtos disponíveis com descontos, as cinco categorias que se destacaram com maior intenção de compra pelos entrevistados foram Smartphones (15%), Eletrônicos e eletrodomésticos (15%), moda e acessórios (12%), calçados (11%) e cosméticos (9%). 

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